sábado, 19 de novembro de 2011

O LIMITE DA TOLERÂNCIA

ANO 01 – Nº 253

Entre tantas dúvidas que tenho, há uma que não consigo encontrar um encaminhamento plausível: onde fica o limite da tolerância. Falo isso porque ontem estava aplicando uma prova de Filosofia. Dispus as listas de presença à frente para que os alunos que terminassem a prova pudessem assiná-las. Cada vez que chegava alguém para assinar a lista, folhava, remexia, virava as páginas e depois assinar, deixava-as todas desarrumadas. Com a paciência que me é devida, voltava às listas, colocava-as em ordem, e as dispunha arrumadas novamente. Bastava mais um aluno assinar a lista que tudo voltava a ficar daquele jeito.

Fique me questionando sobre o que faz com que as pessoas hajam assim? Durante as aulas sempre procuro transmitir a importância da disciplina, o cuidado com a ordem, o respeito às coisas arrumadas. Parece que nada disso funciona! Já estamos no final do semestre e o resultado é sempre o mesmo.

Onde será que a minha pedagogia falhou? Além das preleções que fiz sempre me esforcei em demonstrar, através do exemplo, o cuidado na organização didática e pedagógica.

Decorrem desses questionamentos, outros tantos que continuam apenas como perguntas. Devo ser tolerante nessas horas, afinal de contas os alunos estão cansados a essa altura do ano? Mas será que o cansaço pode ser uma justificativa plausível para o desleixo? A indisciplina organizacional se justifica pela pouca idade dos alunos?

Lembro que, batalhando sozinho pela educação e pela sobrevivência nos anos iniciais da minha formação me esforçava para encontrar um lugar para cada coisa e deixava cada coisa no seu lugar. Isso deu certo na minha experiência. Não daria certo na experiência desses estudantes? Encontro muitos deles com grandes dificuldades de dar conta de suas responsabilidades, justificando sempre o acúmulo de tarefas. Seria essa a explicação ou a dificuldade de se organizar é que acaba provocando o retrabalho.

Pois é, mesmo depois de refletir sobre esse assunto, continuo com a mesma dúvida: até onde deve ser tolerante nessas circunstâncias?


DESTAQUE DO DIA

Dia Internacional do Homem

O Dia Internacional do Homem[1] é um evento internacional celebrado em 19 de Novembro de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
A diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é "uma excelente idéia para equilibrar os gêneros". Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.


[1] DIA INTERNACIONAL DO HOMEM. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Homem. Acesso em 18 nov 2011.

4 comentários:

  1. Caro Prof. Garin

    Sua pedagogia não falhou, a falha tem sua origem na organização familiar, é lá que o olhar da harmonia é despertado. A disciplina, é palavra estranha a nosso mundo contemporaneo, porem esta fazendo muita falta. Detalhes como este que o senhor mencionou, é apenas um indicativo, a ponta do iceberg. O problema é maior, já pensei a respeito e a medida que o pensamento vai crescendo vamos nos dando conta de tantos acontecimentos diarios. É mais ou menos assim: enxergo uma pontinha de um rabinho de lagartixa sob o tapete, resolvo puxar e me deparo com um lagarto, puxo mais um pouco e encontro um jacaré.
    O senhor já ouviu os testemunhos dos professores do ensino fundamental? É de doer.

    Forte Abraço.

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  2. Meu caro Garin,
    na tua sempre atrativa sobremesa da blogada nossa de cada dia imaginava que falarias no “dia da bandeira, que parece ser hoje. Dás a lume um ignoto ‘dia internacional do homem’, Desconhecia-o, mas não me entusiasmei e por tal abstenho-me de cumprimentar a ti e a teus leitores.
    Um bom dia de veneração ao símbolo da Pátria,

    attico chassot

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  3. Caro Adão,

    há tempo não trabalho com a Educação Básica, mas quando parei de lecionar Filosofia para o Ensino Médio tinha a mesma impressão. A disciplina não faz parte da formação dos nossos estudantes e a indisciplina sempre acaba atrapalhando as suas vidas juvenis.

    Um abraço,

    Garin

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  4. Caro Chassot,

    pois é, o meu objetivo com o destaque que dei ao Dia do Homem foi com o propósito de torná-lo conhecido: dessa forma, percebo que, pelo menos num caso, o atingi. Com relação ao Dia da Bandeira, iniciei minha aula de hoje no Mestrado em RI, do IPA com um bonito vídeo da nossa Bandeira tremulando ao som do hino.

    Um abraço,

    Garin

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