terça-feira, 29 de março de 2011

ATENDER À SABEDORIA


“Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido” (Pv 5.1)

Quando mexemos com educação temos a tentação de cobrar que nossos “educandos” sigam exclusivamente os caminhos que trilhamos. Temos segurança sobre os passos que damos porque já sabemos onde dá e onde não dá para avançar.
Também já sabemos quão terríveis são os erros que não podem mais ser consertados. Assim, nada mais lógico do que “impor” a nossa própria trajetória para quem está iniciando seus passos na vida.
Porém, se paramos para refletir, descobrimos outras variantes para a nossa “arrogância” educacional. Por um lado, querer impor aos nossos educandos, o nosso modo de pensar significa criar “clones” de nós mesmos. Para utilizar um termo de Sílvio Gallo*, isso seria uma “recognição”, uma espécie de levar a pessoa a pensar o já pensado.
Entendo que a tarefa de educar necessita levar o educando à sua autonomia: pensar o que não foi pensado ainda; e ser o que não foi ainda; pensar e ser por si mesmo.
O pensamento do sábio bíblico tem outra dimensão: atender à sabedoria e à inteligência daquele que escolhemos para crer significa caminhar pelas sendas que Ele aponta como verdadeiras.

Porto Alegre, 28 de março de 2011.
*GALLO, Sílvio. O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino da filosofia. in: Filosofia, aprendizagem, experiência. Autêntica: Belo Horizonte, 2008, p. 116.

8 comentários:

  1. Meu caro Prof. Garin,
    não sei se há batizado de blogue, mas sou candidato a apadrinhar este blogue em brotação.
    Desejo que cresça e dê frutos, no que ele já se mostra precoce com este primeiro texto.
    E bem vindo ao mundo dos bloguistas.
    Com cada vez maior admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Prof. Chassot,

    é claro que está aceita a candidatura para apadrinhamento. Vamos providenciar os "rituais". Preciso muito da tua colaboração: sou "analfabeto" em blogue.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Grande Prof. Garin,
    que prazer o senhor por aqui. Já pensou em aderir ao Facebook? Lá, existem alguns grupos de discussão voltados à educação bem interessantes.

    Parabéns pela iniciativa. É um tanto quanto trabalhoso manter um blog atualizado, mas acredito que disciplina não será um problema.

    Abraços.
    Iguatemi Garin

    ResponderExcluir
  4. Meu filho Iguatemi,

    por favor, não me chama de "senhor": vão achar que és meu aluno, ou coisa assim!!!

    Muito obrigado pela visita ao meu incipiente blog. Estou pedindo ajuda a todos os bloguistas de carteirinha para me ajudarem a construir este.

    Obrigado pela dica do Facebook: preciso me acostumar a estas ferramentas sociais... mas ainda estou "gatinhando" em TI.

    Um beijo.

    Pai

    ResponderExcluir
  5. Querido,
    com um padrinho como Chassot, teu 'petit' blogue já nasce com o sucesso garantido!
    Me convidem para os rituais de apadrinhamento!
    Bjs meus no pai e no dindo!

    ResponderExcluir
  6. Querida Rejane,

    vamos providenciar a "solenidade"; vou enviar os convites para o "batizado".

    Um abração,

    Garin

    ResponderExcluir
  7. Pai querido!
    Parabéns pela iniciativa! Assim posso ficar mais perto de ti, mesmo que virtualmente.
    Sempre gostei dos teus sermões e do jeito que tu escreve. Pretendo estar presente aqui também.
    Beijos da filhota.
    Moiara

    ResponderExcluir
  8. Minha Filha,

    igualmente: com os teus comentários também vou poder me sentir mais próximo de ti.

    Teus comentário serão muito importante para mim: irão me ajudar na construção deste blogue.

    Um beijão,

    Garin

    ResponderExcluir