domingo, 22 de abril de 2012

Já te contaram... ano 02 - nº 406


JÁ TE CONTARAM...
ANO 02 – Nº 406

Já te contaram o que a Rovena anda dizendo? Vai dizer que tu ainda não sabes? Mas tu lembras bem o que ela fez o ano passado, quando andou por aqui, não? É, lembra-se do que ela andou dizendo por aí a respeito de nós, e de ti mesmo, não estás lembrado? Eu não era capaz de imaginar que ela seria tão ousada a esse ponto! Pra gente que viu ela se criar por aí, voando pelos corredores, não fazia a menor ideia do que ela fosse possível! É, a gente pensa que conhece as pessoas! Pura bobagem, a gente não conhece é ninguém!

Não é bem assim que continua uma maledicência? Nosso apetite por julgar as pessoas parece não ter limites. É justamente em grupos de convivência fraterna, que as fofocas, muitas vezes começam, se criam, e se tornam gigantes. Algumas vezes param por aí. Não têm maiores consequências. Outras vezes ferem, dividem, causam traumas.

Aprendi muito cedo, com a minha mãe, um ditado antigo: “A palavra é como penas ao vento. Depois que a gente solta é difícil recolher!” Tu já foste alvo de alguma fofoca? Já sofreste as consequências de uma maledicência? Então você sabe o que significa isto.

Por diversas vezes Cristo enfrentou esta situação. Atento, sempre que podia, intervinha e esclarecia a verdade. Além disso, aproveitava para ensinar uma lição e deixar sua mensagem do novo Reino que se aproximava. Do Reino onde as relações são estabelecidas em outros conformes, com sentimento de solidariedade e de amor.

Nem sempre é possível a gente conhecer os comentários que fazem a nosso respeito. Mas é possível conhecer aqueles que fazem a respeito dos outros. Aí, é a hora de a gente fazer como Jesus fazia, anunciar a chegada de um novo modo de viver – tendo compaixão!

E murmuravam os fariseus e os escribas,
dizendo: Este recebe pecadores e come
com eles. (Lc 15.2)
DESTAQUE DO DIA 
O Dia da Terra

Foto 1
O Dia da Terra foi criado pelo senador estadunidense Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970. Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Surgiu como um movimento universitário e se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitat fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.[1]



[1] DIA DA TERRA. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra. Acesso em 22 abr 2012.
Foto 1: Disponível em http://streki.org/blog/infografico-para-o-dia-da-terra-a-internet-esta-destruindo-o-planeta-2/image/image_view_fullscreen

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    a parábola das penas do travesseiro espalhadas aos ventos também foi de minha infância. Como penitência o difamador devia recolhê-las.
    Na expectativa de uma semana nova que se avizinha, boa noite
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      na contagem das semanas, agora já a décima sétima nos encaminha rapidamente para a metade do semestre letivo: assim o tempo foge por entre os dedos de nossa percepção.
      Um abraço,

      Garin

      Excluir