domingo, 8 de abril de 2012

A lua cheia - ano 02 - nº 392

A LUA CHEIA
ANO 02 – Nº 392

Foto 01
Originalmente a Páscoa era celebrada pelos judeus. O verbo hebraico que definia esta festa era Pessach e tinha como definição “passagem”. Servia para celebrar a data na qual Javé, através do seu anjo, havia passado pela casa dos egípcios e matado a todos os primogênitos. Os hebreus haviam sido orientados para que manchassem os umbrais da porta com o sangue do cordeiro, morto na véspera para a refeição que antecedia a caminhada do povo pelo deserto (Ex 12.1-28). Até hoje o povo judeu celebram a Páscoa com este significado.

Foto 02
Para nós os cristãos, a celebração da Páscoa tem outro conteúdo. Segundo os relatos evangélicos, Jesus estava em Jerusalém por ocasião da Páscoa, quando foi preso, torturado e morto. O seu reaparecimento teria ocorrido no domingo com o testemunho das mulheres que o seguiam (Jo 20.1).

A mais impressionante definição da Ressurreição de Cristo é pronunciada pelo anjo encontrado pelas mulheres à saída do túmulo: “Porque buscais entre os mortos ao que vive” (Lc 24.5).

Hoje é o primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio do verão. É quando, em todo o mundo cristão, comemora-se a Ressurreição de Cristo. Embora a quinta e a sexta-feira tenham sido momentos de reflexão, o Domingo da Ressurreição é o “Dia da Glória” [em grego δόξα]. É com este espírito que a Páscoa é celebrada entre os seguidores de Jesus que, a partir daquela data, passou a ser entendido como Χριστός (Cristo, em grego), ou משיח (Messias, em hebraico).

Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo
Jesus que era chegada a sua hora de
passar deste mundo para o Pai, tendo
amado os seus que estavam no mundo,
amou-os até ao fim.  (Jo  13.1)
DESTAQUE DO DIA

Coincidência entre Pessach e Páscoa


Neste ano de 2012, acontece a coincidência entre as comemorações judaicas e cristãs da data marcante para a constituição das duas religiões: Judaísmo e Cristianismo. Transcrevo a seguir, a postagem de um site sobre coisas judaicas [www.coisasjudaicas.com], falando sobre essa coincidência:


NESTE ANO, AS COMEMORAÇÕES DE PÁSCOA E PESSACH OCORREM JUNTAS. SAIBA POR QUÊ[1]


Na noite de 6 de abril, cerca de 120 mil judeus de todo o país dão início às comemorações do Pessach, a Páscoa Judaica, celebração que marca a libertação do povo judeu da escravidão no Egito (que ocorreu por volta de 1300 A.C.).

Neste ano, Pessach e a Sexta-Feira Santa caem na mesma data. Saiba por quê.

Tanto o calendário judaico como o gregoriano são ajustados para que Pessach e a Páscoa caiam no início da primavera no hemisfério norte. Para a Igreja, que considera que a ressurreição ocorreu em um domingo, a Páscoa deve cair sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia no equinócio da primavera no hemisfério norte, 21 de março, data em que o dia e a noite tem igual duração, e que equivale ao primeiro domingo após o 14º dia do mês lunar judaico de Nissan.

 O calendário judaico é lunar e era configurado por sacerdotes a cada primavera. A lua de Nissan era a primeira lua nova que se tornaria cheia após a passagem do equinócio da primavera e, confirmada pelo amadurecimento da colheita da cevada, determinava o mês em que Pessach seria celebrado.

Como o calendário gregoriano é solar, Pessach "se move" dentro do dele. Em termos práticos, Pessach cairá sempre nos meses de março ou abril do calendário gregoriano. Essa flutuação ocorre não apenas devido à diferença de extensão entre os anos lunar e solar, como também é influenciada se o ano judaico é um ano regular de 12 meses ou se é um ano bissexto de 13 meses.

Como os dois sistemas de calendário tentam prever a mesma coisa (a data aproximada da primeira lua cheia depois do equinócio da primavera), a maior parte das vezes, Pessach e Páscoa ocorrem com diferença de até uma semana. Mas, às vezes, por causa do ano bissexto judaico, Pessach pode cair um mês após a Páscoa.

No calendário judaico, cada ciclo de 19 anos contém 12 anos comuns e sete, bissextos. O terceiro, sexto, oitavo, décimo primeiro, décimo quarto, décimo sétimo e décimo nono ano de cada ciclo são bissextos. As motivações para as festas, no entanto, são bem diferentes. Enquanto Pessach comemora a libertação dos judeus do Egito, a Páscoa comemora a ressurreição de Jesus.

Ainda assim, há mais coincidências: a Última Ceia de Jesus foi a comemoração de um seder [jantar cerimonial] de Pessach, em Jerusalém.


[1] NESTE ANO, AS COMEMORAÇÕES DE PÁSCOA E PESSACH OCORREM JUNTAS. SAIBA POR QUÊ. Disponível em http://www.coisasjudaicas.com/2012/04/neste-ano-as-comemoracoes-de-pascoa-e.html. Acesso em 8 abr 2012.

Foto 01: https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQwUbwHGqrlhl20XbbLbYMqXZXMAZyc_tk2WAFA8Vsr5LM6s2xe

Foto 02: https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRLuEwSSO-CmYUSfl_XJ0xbLdDRwUKKmXWLgm-T995CXaZEx8oZjw

6 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    obrigado pelos votos de uma feliz Pessach/Páscoa. Que retribuo.
    Muito obrigado pelas ilustrações acerca das celebrações judaica e cristã.
    Na sexta-feira santa trouxe algo acerca da determinação da data. Uma blogada que não comentas parece que falta algo.
    Uma vez mais alegrias pela existência de uma triunfante ressureição para ti e cada uma e cada um de teus leitores
    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.professorchassot.pro.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      meus agradecimentos pelo teu comentário e pelos votos de uma triunfante ressurreição.
      Um abraço,

      Garin

      Excluir
  2. Garin, uma Feliz e Abençoada Páscoa!!! Abraços Jaime e Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaime e Sandra,

      a mesma forma, já que a Páscoa é uma constante e não se restringe apenas ao Domingo. Abr. Garin

      Excluir
  3. Obrigado por visitar o Coisas Judaicas, e citar o texto.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magal,
      para mim foi um importante essa visita. Estava procurando uma explicação consistente e bem embasada.
      Um abraço.
      Garin

      Excluir