sábado, 28 de abril de 2012

Mais poderoso que Deus - ano 02 - nº 412

MAIS PODEROSO QUE DEUS
ANO 02 – Nº 412

A aula de ontem, na disciplina de Estudos sobre Inclusão Laboral e Saúde do Trabalhador, nos Mestrados do IPA, foi sobre o Sentido do Trabalho e a Espiritualidade. Ao visitar os textos sobre o assunto surgiu, no debate, a questão da espiritualidade filtrada pela religião. Entenda-se aqui, religião no sentido mais abrangente do termo, incluindo todas aquelas que têm como inspiração uma ou mais divindades.

A reflexão levou a turma na direção da forma como os complexos doutrinários religiosos se estabelecem com a prerrogativa de determinar a forma como as divindades são, deixam de ser, se manifestam, abençoam, se omitem, castigam. Firmadas nas literaturas denominadas, por boa parte delas, como ‘As Escrituras’, estabelecem interpretações hermenêuticas afirmando aos seus seguidores qual seria a vontade das suas respectivas divindades para o mundo e para as pessoas.

É como se as divindades só atuassem através de discípulos privilegiados, para os quais elas se manifestam prioritariamente. Esses iluminados detém o poder de assumir a voz da divindade e discernir o que o ser humano deve e o que não deve fazer. O padrão ético é ditado, através dos seus púlpitos e de suas missivas, com caráter solene, capaz de impregnar de santidade, seus discursos e preces.

Assim, um conjunto dogmático se constitui na autêntica ‘voz da divindade’, incontestável, irreparável, como verdade absoluta, capaz de dominar mentes, consciências e corações dos seus seguidores. Como esses porta-vozes sagrados são ‘infalíveis’ em suas pregações, a vontade das divindades são cumpridas à risca, sem debates e sem qualquer análise crítica-reflexiva, do tipo, “está dito, cumpra-se!”.

No debate da aula, percebeu-se, que na prática, os iluminados que pronunciam as determinações divinas são mais poderosos que as próprias divindades. São eles que controlam essas determinações e honestamente ou não, ditam os padrões de comportamento para os iniciados. Dessa forma, os desvios e as distorções têm pouco controle e os limites entre a autêntica espiritualidade, mediada pela religião, e o fanatismo, são bastante tênues. Dessa forma, pode se dizer que os iluminados de um sistema religioso têm mais poder do que Deus.

Com votos de um ótimo sábado de reflexões!
DESTAQUE DO DIA

Dia Nacional em Memória das
Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho


Trabalhador é um termo amplo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho - isto inclui o escravo, o servo, o artesão e o proletário. Na atualidade, o trabalhador é considerado legalmente (formalmente) como todo aquele realiza tarefas baseadas em contratos, com salário acordado e direitos previstos em lei. No caso de voluntariado, trabalha-se em instituições sem fins lucrativos, não sendo, portanto, assalariados.[1]

De acordo com relatório elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de cinco mil trabalhadores morrem no mundo todos os dias por causa de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O documento, denominado Trabalho Decente – Trabalho Seguro, alerta que a maioria da força trabalhista mundial não possui segurança preventiva, serviços médicos nem mesmo compensação para acidentes ou doenças.

Caracterizar e registrar as doenças do trabalho, no Brasil, ainda tem sido uma tarefa muito difícil. Isto acontece, segundo William Waissmann (coordenador de pesquisas do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH)), devido às dificuldades em notificá-las e pelo fato de os mecanismos de proteção ao trabalhador não serem muito bem definidos. O acidente é muito mais fácil de se notificar porque se vê, o que não acontece com as doenças, que surgem lentamente e nem sempre são diretamente relacionadas ao trabalho.[2]


[1] TRABALHADOR. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalhador. acesso em 28 abr 2012.
[2] SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR BRASILEIRO. Disponível em http://meusalario.uol.com.br/main/trabalho-decente/saude/saude-e-seguranca-do-trabalhador-brasileiro-1. Acesso em 28 abr 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    nada mais bem posto: questionarmos estes prepotentes que sabem o que Deus está pensando, e mais: sabem dizer aos outros como devem obedecer a Deus.
    Estranhei que não referes o dia da sogra, que dizem ser hoje,~Um bom sábado,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      no caso, achei mais conveniente destacar o Dia em Memória às vítimas de acidentes e Doenças do Trabalho. Como estou trabalhando, com meus alunos, uma disciplina sobre isso, achei mais apropriado. Não foi por não considerar o papel das sogras, importante. Mas fica aqui o registro da minha admiração por essas segundas mães que desempenham um papel importante na família recém formada, normalmente.

      Um abraço,

      Garin

      Excluir