quinta-feira, 19 de abril de 2012

O choro - ano 02 - nº 403



O CHORO

ANO 02 – Nº 403

Na poltrona da frente, um casal tentava acalmar uma criança de poucas semanas que chorava convulsivamente. Espremido na fileira do meio, eu me esforçava para digitar a postagem de hoje. Não deu! Considerei mais prudente deixar para a madrugada de hoje, com mais tranquilidade, descrever, daqui de Brasília, essa experiência estressante. Não há como culpar ninguém. Em virtude do cancelamento dos voos da manhã em virtude do nevoeiro, partindo de Porto Alegre, os aviões da tarde saíram quase todos abarrotados.

Entretanto, o que me chamou mais a atenção foi o drama que aquele casal jovem passava. Não tem como a gente não se colocar no seu lugar. A necessidade de viajar era imperiosa, estavam voltando para casa. A criança não se sentia à vontade e o seu desconforto, compartilhado por todos os passageiros espremidos, era manifesto através da única forma de protestar. Não tinha como desfraldar uma bandeira no meio do avião para mostrar seu descontentamento. Só que isso acrescentava mais desconforto aos demais passageiros. Quando uma criança dessa idade chora, chora de verdade. Ela não está fazendo isso para chamar a atenção dos comissários. Está precisando de atendimento que a jovem mãe se esforçava para realizar.

Relacionei com o choro de todos que vêm para essa cidade, partindo de todos os recantos do nosso país. Muitos deles seriam como o daquele bebê que reclama dos desconfortos a que são submetidos pelas adversidades sociais. Ao invés de chorar convulsivamente, o que provocaria ações populares de socorro, levantam suas bandeiras de reivindicações justas e louváveis. São populações desapropriadas de seus espaços, gestores oprimidos por situações catastróficas em suas cidades, camponeses necessitando de amparo e apoio para seu pedaço de terra etc. São choros que, embora importunando os demais, não têm como se calar quando a situação se mostra desesperadora.

O choro daquela criança fez eclodir o desconforto dos passageiros que estavam ao seu redor. As manifestações dos que protestam por aqui faz aflorar os desconfortos sociais e individuais que todos sentimos como cidadãos. Considere-se nessa esteira, impostos muito altos, situação precária da saúde pública, aumento dos casos de corrupção, leis parciais que favorecem parcelas da população, desmandos de autoridades etc. O choro social de uns aflora o clamor individual dos demais e assim nos sentimos todos num mesmo cordão de lamentos e de demandas múltiplas. Ainda bem que estamos sob um sistema democrático de direitos, no qual é possível chorar e reivindicar. Já vivi tempos nos quais isso era motivo de prisão e de tortura.

Mesmo tendo consciência de que houve muitos avanços, o espírito humano não cessa sua caminhada em direção ao aperfeiçoamento da justiça social. O que nos satisfazia no final da década de 1980 hoje é bandeira de lutas por algo maior, mais condizente com o patamar de crescimento que experimentamos.

Pois é, um choro leva a outro e os choros não devem cessar porque são deles que nascem o atendimento das demandas justas e honestas. Uma sociedade não pode se acomodar com aquilo que conseguiu conquistar: sempre haverá espaços para novas demandas.

Com votos de uma quinta-feira repleta de reflexões sobre os choros que nos rodeiam!

DESTAQUE DO DIA

Aniversário de Lygia Telles (89 anos)

Lygia Fagundes Telles, nascida Lygia de Azevedo Fagundes nasceu em São Paulo a 19 de abril de 1923 e é uma escritora brasileira, galardoada com o Premio Camões em 2005. É membro da Academia Paulista de Letras desde 1982, da Academia Brasileira de Letras desde 1985 e da Academia das Ciências de Lisboa desde 1987. Em 1938, dois anos depois da separação dos pais, Lygia publicou o seu primeiro livro de contos, Porão e Sobrado com a ajuda de seu pai, assinando como Lygia Fagundes. Em 1944 publicou o livro de sucesso Praia Viva. Em parceria com Paulo Emílio, fez uma adaptação para o cinema do romance de Machado de Assis, Dom Casmurro, para o cineasta Paulo César Sarraceni - adaptação que adotaria a alcunha da personagem principal: "Capitu".[1]

Essa é apenas uma pequena parte da sua grande obra.


[1] LYGIA FAGUNDES TELLES. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Fagundes_Telles. Acesso em 19 abr 2012.

Um comentário:

  1. Muito querido Garin,
    o comentário procede desta Uruguaiana que faz parte de tua história. A cidade me recebeu com uma chuva que parece abençoar a terra com seu seres vivos.
    Acompanho no teu relato o nevoeiro que ontem infelicitou a muitos, transtornando voos.
    Lamento que não possas ter feito como eu (de ônibus) tua viagem.
    Obrigado pelos votos pela parição de ‘Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto’ que postaste em meu blogue.
    Um bom dia e cuida-te de contatos com o Cahoeiro aí no centro do Poder,ãttico chassot

    ResponderExcluir