quinta-feira, 12 de abril de 2012

A pintura - ano 02 - nº 396

A PINTURA
ANO 02 – Nº 396


Recentemente, meu amigo, Prof. Attico Chassot[1] indicou um site onde se pode contemplar a imagem de nuvens[2] que compõem diferentes desenhos. Nesta quinta-feira, compartilho com vocês uma imagem de nuvem, de minha autoria, capturada em Porto Alegre no dia 1º de março de 2012, às 18h50. A foto é original sem retoques de editor de imagens com os votos de que possa ser admirada da mesma proporção que aquele cair de tarde me encantou.

DESTAQUE DO DIA

Morte de Sêneca (1947 anos)

Foto 1
Lúcio Aneu Sêneca nasceu em Corduba no ano 4 a.C. e morreu em  Roma em 65 de nossa era[3]. Foi um dos mais célebres advogados escritores e intelectuais do Império Romano. Conhecido também como Sêneca, o Moço, o Filósofo, ou ainda, o Jovem, sua obra literária e filosófica, tida como modelo do pensador estoico. Durante o Renascimento, inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgia europeia.

Apesar de ter sido contemporâneo de Cristo, Sêneca não fez quaisquer relatos significativos de fenômenos milagrosos que aparentemente anunciavam o despertar de uma poderosa nova religião; entretanto, Segundo Jerônimo ("De Viris Illustribus", XII), Sêneca teria trocado correspondências com Paulo (apóstolo, com cidadania romana, também conhecido por Saulo). Constata-se que os cristãos, por intermédio de Lúcio Aneu Sêneca, assimilaram os princípios estoicos, utilizando inclusive as mesmas metáforas estoicas na Bíblia. Um fato tanto mais curioso quanto a Sêneca, como filósofo, ter-se-á interessado por todos os fenômenos da natureza, resultando nas cartas intituladas posteriormente Questões da natureza.[4]

Sêneca ocupava-se da forma correta de viver a vida, ou seja, da ética, física e da lógica. Via o sereno estoicismo como a maior virtude, o que lhe permitiu praticar a imperturbabilidade da alma, denominada ataraxia (termo utilizado a primeira vez por Demócrito em 400 a.C.). Juntamente com Marco Aurélio e Cícero, conta-se entre os mais importantes representantes da intelectualidade romana.



[1] http://mestrechassot.blogspot.com.br/
[2] cloudappreciationsociety.org
[3] 12 DE ABRIL. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/12_de_abril#Feriados_e_eventos_c.C3.ADclicos. Acesso em 12 abr 2012.
[4] SÉNECA. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9neca. Acesso em 12 abr 2012.
Foto 1: Disponível em http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_verdadeira_face_de_seneca.html.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo,
    muito linda nuvem. Posto este comentário admirando algumas.
    Obrigado por referires meu blogue.
    Gostei de conhecer Sêneca. Que não houvesse conhecido nada dos Nazarenos: estes era à época uma inexpressiva seita e a comunidade de Roma para qual Paulo escreve, só vai ter expressão com Constantino no começo do século 4º.
    Não estou querendo ‘ensinar o pai nosso ao pastor.’
    Com admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Attico,
      já não se admiram as nuvens como se fazia naquele tempo em que a maioria da população desse país, era rural. Elas ainda me encantam como antigamente.
      Um abraço,

      Garin

      Excluir