segunda-feira, 9 de abril de 2012

Praga antiga - ano 02 - nº 393

PRAGA ANTIGA
ANO 02 – Nº 393

Sempre que ouvimos ou lemos notícias sobre a corrupção ficamos indignados. Especialmente as pessoas que são honestas com os seus compromissos passam por um sentimento de indignação. É a sensação de injustiça que toma conta da mente e do coração de quem, muitas vezes com sacrifício, paga seus compromissos e cumpre as leis conforme elas se apresentam, sem rodeios ou atalhos.

O cenário da Páscoa cristã reserva um momento no qual a corrupção é exercida, não apenas por uma pessoa ou por uma autoridade, mas por um Conselho de Sentença inteiro e reunido. Fato ou não, está registrado nos anais dos evangelhos como um ato ilícito praticado para evitar que a fé cristã se espalhasse com maior vigor. O Conselho constituído dos principais sacerdotes e de outras autoridades da época subornaram os guardas e lhes garantiram o emprego, caso as autoridades romanas viesse a descobrir a fraude.

Não importa quando nem onde, sempre que houver questões de poder e de influência política, sempre haverá o risco da fraude e da corrupção. O ser humano não consegue conviver com a sensação de perda e busca os recursos que estão ao seu alcance para cometer os priores deslizes a fim de manter o seu espaço do tamanho que imagina ter conquistado. Esse episódio relatado pelo evangelho aponta para a antiguidade de uma praga que contamina as relações humanas e parece não ter data de validade.

E, indo elas, eis que alguns da guarda foram à cidade
e contaram aos principais sacerdotes tudo o que sucedera.
Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram
grande soma de dinheiro aos soldados, recomendando-lhes
que dissessem: Vieram de noite os discípulos dele e o
roubaram enquanto dormíamos. (Mt 28.11-13)
DESTAQUE DO DIA

Nascimento de Mazzaropi (100 anos)

Amácio Mazzaropi nasceu em São Paulo a 9 de abril de 1912 e morreu em Taubaté a 13 de junho de 1981. Foi um ator e cineasta brasileiro. Convidado por Abílio Pereira de Almeida e Franco Zampari, Mazzaropi estreia seu primeiro filme, intitulado Sai da Frente, em 1952, rodado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde filmaria mais duas películas. Com as dificuldades financeiras da Vera Cruz, Mazzaropi faz, até 1958, mais cinco filmes por diversas produtoras.

Naquele mesmo ano, vende sua casa e cria a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi). O primeiro filme da nova produtora é Chofer de Praça, que agora passa não só a produzir, mas distribuir as películas em todo o Brasil. Em 1959 é convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o famoso Boni, na época da TV Excelsior de São Paulo, a fazer um programa de variedades que fica no ar até 1962. Neste mesmo ano começa a produzir um de seus filmes mais famosos, o Jeca Tatu, que vai aos cinemas no ano seguinte.

Em 1961, Mazzaropi adquire uma fazenda onde inicia a construção de seu primeiro estúdio de gravação, que produzirá seu primeiro filme em cores, Tristeza do Jeca, que também será o primeiro filme veiculado na televisão pela Excelsior e a ganhar prêmios para melhor ator coadjuvante, Genésio Arruda, e melhor canção.[1]

Mazzaropi soube interpretar certo perfil da vida de brasileiros e fez a diversão popular de muitas pessoas com seus filmes humorísticos.


[1] AMÁCIO MAZZAROPI. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A1cio_Mazzaropi. Acesso em 9 abr 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro colega Garin,
    realmente nunca fizera ligação de que texto de Mateus que trazes hoje a reflexão apresente um gérmen da corrupção que grassa hoje de maneira tão presente em nosso cotidiano.
    Tu vês que a Bíblia já narra uma situação de suborno de dois mil anos.
    Uma boa semana,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      pois é, e a gente fica pensando que essa praga é invenção dos nossos dias. O pior é que esse pessoal nem consegue criar mais: faz tudo do mesmo jeito.
      Um abraço,
      Garin

      Excluir