terça-feira, 3 de julho de 2012

As pontes - ANO 02 – Nº 478


AS PONTES

Ponte sobre o rio Mampituba construída em 2007 ligando o Estado de
Santa Catarina ao Rio Grande do Sul - foto de 15/02/2007.

Uma das grandes dificuldades, no relacionamento humano, é a aproximação. Parece que há uma tendência ao distanciamento. Torna-se necessário construir pontes para que as aproximações aconteçam. E uma ponte sempre tem que começar de um lado do rio. Alguém precisa iniciar!
DESTAQUE DO DIA

Nascimento de Korzybski (133 anos)

Alfred Korzybski (Varsóvia, Polônia, 3 de julho de 1879 - Lakeville (Connecticut), EUA, 1 de março de 1950), foi um filósofo conhecido por ter desenvolvido a teoria da semântica geral.

A obra de Korzybski culminou na fundação da disciplina que chamou de "semântica geral". Como disse explicitamente, a semântica geral não deve confundir-se com a semântica, uma disciplina diferente. Os princípios básicos da semântica geral, que incluem o time-binding, estão traçados em Science and Sanity, publicado em 1933. Em 1938 Korzybski fundou o Instituto de Semântica geral, que dirigiu até à sua morte.

A essência da obra de Korzybsky é a declaração de que os seres humanos estão limitados no seu conhecimento pela estrutura do seu sistema nervoso e pela estrutura das suas línguas. Os seres humanos não podem experimentar o mundo diretamente, só através das suas abstrações (impressões não verbais que provêm do sistema nervoso e indicadores verbais que provêm da língua). Por vezes as percepções e a língua confundem o homem que crê que são os fatos com os quais deve lidar. O entendimento humano do que está a passar-se carece em ocasiões de similaridade de estrutura com o que está realmente a passar-se. Colocou ênfase nos benefícios de treinar a consciencialização da abstração usando técnicas que tinha obtido do seu estudo da matemática e da ciência. Chamou a esta consciencialização, meta do seu sistema, "consciência da abstração". O seu sistema trata de modificar a maneira na qual os humanos lidam com o mundo.[1]


[1] ALFRED KORZYBSKI. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Korzybski. Acesso em 3 jul 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    na parecesse solene de mais diria meu caro Pontífice, que a muitos na lembra um construtor de pontes.
    Uma vez parabéns pelo novo visual do blogue
    achassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      hoje estive no Hospital S. Pedro, procurando construir pontes de fraternidade para participantes do Galpão de Reciclagem: foi muito bom.
      Um abraço,
      Garin

      Excluir