segunda-feira, 16 de julho de 2012

Entre pedras - ANO 02 – Nº 491


ENTRE PEDRAS

Foto colhida em Torres, RS, em 20/08/2011.

Tem certos dias em que o único caminho que vislumbramos para a nossa jornada aparece entre dois paredões de pedras. Não há horizontes para esquerda ou para a direita. O jeito é seguir em frente com a esperança de adiante os paredões se abram e nos permitam respirar outras possibilidades.

Votos de uma boa semana!
DESTAQUE DO DIA

Início do calendário Islâmico (1433 anos)

O calendário islâmico ou calendário hegírico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr do sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar.
Este calendário baseado no ano lunar não corresponde aos calendários do ano solar. Os meses islâmicos retrocedem a cada ano que passa em relação aos calendários baseados no ano solar, como o Calendário Gregoriano, por exemplo. Uma vez que o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar, os feriados muçulmanos acabam por circular por todas as estações. O ano atual para os islâmicos é o de 1433.[1]


[1] CALENDÁRIO ISLÂMICO. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_isl%C3%A2mico. Acesso em 16 jul 2012.

2 comentários:

  1. Meu estimado colega Garin,
    sirvo-me do ensejo (forma epistolar de antanho) para desejar às mulheres e aos homens de fé islâmica um abençoado 1434.
    À proteção de Alá a cada uma e a cada um de teus leitores,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      é sensível como os seguidores do Islamismo são obscurecidos por aqui, seja pelo silêncio que se faz a respeito deles como pela pregação negativa sobre as suas doutrinas.
      Um abraço,
      Garin

      Excluir