sexta-feira, 20 de julho de 2012

O POTE DE OURO - ANO 02 – Nº 495


O POTE DE OURO

Foto colhida em Gramado, RS, 23/01/2012.

Embala nossa memória, a lembrança das histórias que nos contavam sobre o pote de ouro que existia na ponta do arco-íris. Continuamos contando isso para nossos descendentes. Como nós, seus olhos brilham intensamente quando ouvem esses relatos. O brilho não é por causa do ouro. É por causa da história! Descobri que a história é verdadeira. A ponta do arco-íris fica dente de cada um, bem ali onde cintila o mais brilhante “ouro” que existe!

Votos de uma sexta-feira repleta de arco-íris!
DESTAQUE DO DIA

Nascimento de Petrarca  (708 anos)

Francesco Petrarca nasceu em Arezzo a 20 de julho de 1304 e morreu em Arquà a 19 de julho de 1374. Foi um intelectual, poeta e humanista italiano, famoso, principalmente, devido ao seu romanceiro. É considerado o inventor do soneto, tipo de poema composto de 14 versos. Foi baseado no trabalho de Petrarca (e também de Dante e Boccaccio) que Pietro Bembo, no século XVI, criou o modelo para o italiano moderno, mais tarde adotado pela Accademia della Crusca. Petrarca é tradicionalmente chamado o pai do Humanismo. Ele inspirou a filosofia humanista que levou à Renascença. Ele acreditava no imenso valor prático e na imensa moral do estudo da História Antiga e da Literatura Antiga - isto é, o estudo do pensamento e da ação humana.

Embora o Humanismo tenha mais tarde sido associado ao secularismo, Petraca era um devoto cristão e não via conflitos entre a realização do potencial humano e a fé religiosa. Um homem muito introspectivo, ele deu forma, em grande parte, ao nascente movimento humanista porque muitos de seus conflitos internos e meditações expressadas em suas obras foram sumamente recebidas pelos filósofos humanistas Renascentistas e debatidas por muitos anos. Por exemplo, Petrarca lutou com a relação própria entre a vida ativa e a vida contemplativa, e teve uma tendência a enfatizar a importância da solidão e do estudo. O político e pensador Leonardo Bruni defendeu a vida ativa, ou humanismo cívico. O resultado foi que um surpreendente número de líderes políticos, militares e religiosos durante a Renascença apontaram a noção de que sua busca pela glória pessoal deveria se basear no exemplo clássico e na contemplação.[1]


[1] FRANCESCO PETRARCA. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Francesco_Petrarca#Filosofia. Acesso em 20 jul 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Mestre,
    uma boa sexta-feira com a expectativa de encontrarmos o pote de ouro, desde a ensolarada Salvador,

    attico chassot

    ResponderExcluir