quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MÊS EM IMAGENS - ANO 02 – Nº 507


MÊS EM IMAGENS


Como havia anunciado, o mês de julho foi todo coberto por imagens, aqui no blog. Foram imagens que retrataram certa leitura sobre a realidade, mas muito mais a partir de uma perspectiva poética do que qualquer outra.

Cada imagem suscitou diferentes reflexões, até porque, não é a imagem quem fala, mas cada um de nós que a “lemos”. Assim como outras expressões artísticas, o importante é a subjetividade de quem contempla. Para muitas delas o leitor pode reagir com certa indiferença do tipo, “e aí, o que quer dizer?”. Outras, quem sabe, fizeram o leitor parar diante dela questionando-se e lhe atribuindo um significado.

Cada imagem foi acompanhada de uma leitura minha. Nada muito extenso, ou profundo: apenas uma possibilidade de leitura. Sobretudo, ficava aberta a chance de outras leituras, pois muito mais do que uma reflexão, as imagens atuavam como “portas” para multiplicidade de leituras.

Um dia desses questionava alguns colegas sobre a possibilidade, no futuro, de haver uma transmutação radical na alfabetização da civilização. Quem sabe não haverá um tempo no qual a imagem será a forma de comunicação mais utilizada. Ao acompanhar as redes sociais percebe-se uma preferência pela postagem imagética.

Como se diz casualmente, “quem viver verá!”.

Votos de um mês de agosto menos frio aqui pelo hemisfério sul!

2 comentários:

  1. Meu caro Gatin,
    obrigado pelo imagético julino, sempre acompanhado de leituras que emanavam sapiência.
    Que tenhamos, cada uma e cada um um abençoado agosto,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,

      que esse agosto seja abençoado com menos frio e mais chuvas para as regiões da campanha gaúcha!

      Um abraço.

      Garin

      Excluir