quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pontes da diversidade - ANO 02 – Nº 480


PONTES DA DIVERSIDADE

Foto da Ponte Mauá, Jaguarão - RS, colhida em 19 de fevereiro de 2008.
  
“Símbolo de uma união afetiva entre as cidades de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, e Rio Branco, no Uruguai, a Ponte Internacional Mauá está inscrita nos Livros do Tombo Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, das Artes Aplicadas, e destaca a construção do início do Século XX como o primeiro bem binacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.” (PONTE MAUÁ...Disponível em http://secultjaguarao.blogspot.com.br/2011/05/ponte-maua-em-jaguarao-rs-e-o-primeiro.html. Acesso em 5 jul 2012)

Quando estabelecemos ligações com os nossos iguais acrescentamos visões importantes sobre nosso existir. Quando construímos pontes entre diferentes, a visão da diversidade se enriquece, as fronteiras se ampliam, o nosso mundo cresce e passamos a nos sentir menos sós.

Uma boa quinta-feira!
DESTAQUE DO DIA

Publicação do Principia Mathematica (325 anos)

Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica ("Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", ou simplesmente Principia Mathematica) é uma obra de três volumes escrita por Isaac Newton, publicada em 5 de julho de 1687. Newton publicou outras duas edições, em 1713 e 1726.

Provavelmente o livro de ciências naturais de maior influência já publicado, contém as leis de Newton para o movimento dos corpos, fundamentação da mecânica clássica, assim como a lei da gravitação universal. Newton demonstrou as leis de Kepler para o movimento dos planetas (que haviam sido obtidas empiricamente).

Na formulação de suas teorias da física, Newton desenvolveu um campo da matemática conhecido como cálculo. Entretanto, a linguagem do cálculo foi deixada de fora do Principia. Em vez de usá-lo, Newton demonstrou a maioria de suas provas com argumentos geométricos.[1]


[1] PHILOSOPHIÆ NATURALIS PRINCIPIA MATHEMATICA. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Philosophiae_Naturalis_Principia_Mathematica. Acesso em 5 jul 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    o Pontífice,
    sabes que sou um viajor, mas nunca estive em Jaguarão. Motivas-me a aceitar um convite da UniPampa.
    Justa homenagem aos 'Principia' mesmo que quando tenha sido publicado talvez não houvesse meia dúzia que o entendesse;
    Com estima
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      Jaguarão reserva uma imensidade de surpresas. Vale a pena visitar o casario da parte histórica, construída no melhor estilo português e finamente colorida. O IPA teve uma 'filial' ali, na década de 1940.
      Um abraço,
      Garin

      Excluir