sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OLHOS ARREGALADOS - ANO 02 – Nº 509


OLHOS ARREGALADOS

 Ontem foi um daqueles dias nos quais a gente vibra pelo que vê e pelo que sente. Tivemos a Aula Inaugural dos Mestrados do IPA. Dois cursos são oferecidos. Um profissionalizante que é o de Reabilitação e Inclusão e outro acadêmico, o de Biociência e Reabilitação.

As coordenações apresentaram as propostas dos cursos e convidaram os professores para se apresentarem. Na medida em que falávamos sobre os nossos projetos e as disciplinas que ministramos em ambos os cursos, os novos mestrandos faziam a conexão com seus futuros projetos de pesquisa.

Da mesma forma que um Curso desse nível é assumido por alguém, nascem as  dúvidas e as incertezas. Tudo está à frente. Das escolhas realizadas no início dependem a maior ou menor facilidade de realização. A escolha de um orientador que não abrace o seu projeto do mestrando pode significar morosidade na construção da pesquisa. Um projeto de pesquisa mal encaminhado também pode resultar em dificuldades para consecução do mesmo.

Nesse contexto, os mestrandos arregalavam seus olhos tentando descobrir, na fala dos professores, aquele que seria convidado para caminhar com ele ao longo do curso ajudando-o no delineamento do projeto e no acompanhamento de sua pesquisa.

Foi emocionante porque nos remeteu ao tempo em que a gente também estava em circunstância semelhante e tinha dúvidas e incertezas muito parecidas. Mas também foi gratificante por conhecer aqueles(as) que serão nossos alunos nesse semestre.

Votos de um ótimo Curso e de um bom Projeto de Pesquisa para esse pessoal que aposta na qualificação em nível de mestrado!

A todos(as), uma boa sexta-feira!

Um comentário:

  1. Muito estimado Garin,
    obrigado por tua representaçao de 'nossa' disciplina de História e Filosofia da Ciência.
    attico chassot

    ResponderExcluir