sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CONSERTOS

ANO 01 – Nº 266

Ontem estava ouvindo uma mensagem sobre o conserto dos aparelhos que temos em nossa casa. O pregador, o Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann falava, na abertura do 40º Concílio Regional da Igreja Metodista que se realiza no IPA, sobre a forma como Deus ‘conserta’ a vida humana.

Enquanto ele falava, eu refletia sobre o significado das coisas estragadas que temos em casa. Fechadura, puxador de armário, tomada, ferro elétrico etc. são algumas de tantas quinquilharias que povoam nosso débito de consertos domésticos. Entretanto, há questionamentos que precisamos fazer: por que essas coisas estão lá estragadas e não as consertamos prontamente? Por que coisas estragadas de nossa casa nos perturbam seguidamente?

Não é preciso fazer uma terapia para entender certos mecanismos de nossa mente. Será que essas coisas nos perturbam por causa da necessidade que temos de construir/viver num mundo perfeito? Será que elas ficam assim, jogadas num canto esperando o conserto porque representam nossa imprecisão humana? A nossa demora em consertá-las teria alguma ligação com outras situações abstratas, de nossa vida emocional que não temos coragem de ‘consertar’?

Se partirmos da percepção de que tudo que faz parte do nosso existir está interconectado, não é difícil concluir que a ‘desarrumação’ doméstica é simbólica de nossos ‘estragos’ afetivos. Por mais que tenhamos nossas questões emocionais bem encaminhadas, sempre sobrará uma ‘fechadura’ quebrada em alguma parte de nossos relacionamentos afetivos.

Com os votos de uma boa sexta-feira!

____________________________________________________

DESTAQUE DO DIA

Dia Internacional da Abolição da Escravatura

A abolição da escravatura: quadro
de Auguste François Biard (1798-1882)
O abolicionismo[1] foi um movimento político que visou à abolição da escravatura e do comércio de escravos. Desenvolveu-se durante o Iluminismo do século XVIII, e tornou-se uma das formas mais representativas de ativismo político do século XIX até a atualidade. Teve como antecedentes o apoio de alguns Papas católicos. Até hoje, as repercussões emotivas do termo "abolicionismo" suscitam inconvenientes usos analógicos do termo, especialmente entre retóricas maniqueístas de grupos de pressão, partidos políticos ou grandes debatedores públicos.





[1] ABOLICIONISMO. (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Abolicionismo. acesso em 2 dez 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    tu e Dom Paulo de Tarso (nome predestinado a ser bispo) fizeram um concerto de concertos.
    Não conhecia a existência de um dia internacional do abolicionismo e também as análises que trazes em mais um sempre sumarento destaque do dia.
    Com estima

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    sabes que, com essa pesquisa para construir o Destaque do Dia estou aprendendo uma série de detalhes, sobre os quais não tinha a menor ideia. Tem sido uma grata descoberta para mim também.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir