quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TEMPO PARA A EDUCAÇÃO
ANO 01 – Nº 201
Não é de hoje que o nosso país tenta encaminhar as dificuldades que tem com a Educação. Melhorias e reformas têm acompanhado a história da educação nesse país, porém, os resultados efetivos não têm acompanhado o mesmo ritmo das reformas. Está em andamento mais uma novidade nessa tentativa. Pode se dizer que é mais uma medida polêmica, pois a simples ampliação do tempo de permanência do aluno na escola não representará, necessariamente, uma melhoria nos níveis de aprendizado das crianças e adolescente. No meu entendimento, a situação deveria ser invertida: ampliar o atendimento pedagógico e por causa dessa ampliação, aumentar a permanência na escola. Infelizmente, pensa-se primeiro no aumento dos dias letivos e depois no que se fará com esse tempo a mais. A escola não pode se transformar em lugar de ‘estacionamento’ de criança enquanto os responsáveis se dedicam a outras tarefas. Eis aí, um novo assunto para a nossa reflexão. Reproduzo, a seguir, notícia publicada na Folha.com.

MEC estuda ampliar número de dias letivos, diz ministro
Larissa Guimarães, de Brasília (13 set 2011)[1]

O MEC (Ministério da Educação) quer aumentar o número de dias letivos do calendário escolar, passando de 200 para 220 dias. A ideia é ampliar gradualmente o tempo das crianças e adolescentes na escola, atingindo o patamar de 220 dias em quatro anos.
O plano do MEC foi tornado público nesta terça-feira pelo ministro Fernando Haddad (Educação), que fez uma palestra na abertura do congresso internacional "Educação: uma Agenda Urgente", promovido pelo Movimento Todos pela Educação.
"Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", disse Haddad, após sair do evento.
De acordo com o ministro, o MEC já fez reuniões com o Consed (Conselho Nacional de Educação) e com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Haddad disse que o plano ainda está em fase inicial, pois será preciso formar consenso antes de enviar um projeto de lei sobre assunto ao Congresso Nacional.
A ideia de ampliar o tempo de crianças e jovens na escola surgiu a partir de pesquisas. "Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar", afirmou o ministro.
Segundo Haddad, mais recursos para a empreitada deverão vir após a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), que está na Câmara dos Deputados. O PNE define que sejam destinados 7% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Atualmente, o governo aplica pouco mais de 5% para a área.


DESTAQUE DO DIA
Nascimento de Confúcio (2562 anos)

Confúcio[2] (em chinês: 孔子, pinyin: Kǒngzǐ; Tsou  (em chinês: 孔子, pinyin: Kǒngzǐ); nasceu em Tsou, 551 a.C. e faleceu em Qufu, em 479 a.C. Confúcio é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse ou Kung-Fu-Tzu (chinês: 孔夫子; pinyin: Kǒng Fūzǐ, literalmente "Mestre Kong"). Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei. A sua filosofia enfatizava a moralidade pessoal e governamental, a exatidão nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam destaque na China sobre outras doutrinas, como o Legalismo (法家) ou o Taoísmo (道家) durante a Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.). O confucionismo foi introduzido na Europa pelo jesuíta italiano Matteo Ricci, que foi o primeiro a latinizar o nome como "Confúcio"[3].


[1] MEC ESTUDA AMPLIAR NÚMERO DE DIAS LETIVOS, DIZ MINISTRO. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/saber/974492-mec-estuda-ampliar-numero-de-dias-letivos-diz-ministro.shtml. acesso em 27 set 2011.
[2] CONFÚCIO. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio. Acesso em 27 set 2011.
[3] Ilustração disponível em http://www.ahistoria.com.br/biografia-de-confucio/. Acesso em 27 set 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro colega Garin,
    nesta noite de terça-feira os alunos de música trouxeram esta discussão do aumento dos dias letivos . Não tenho ainda elementos para posicionar-me.
    Bom assunto para nos envolvermos em nossos blogares,
    attico chassot

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  2. Caro Chassot,

    os investimentos em educação são necessários, mas a iniciativa de aumentar o número de dias letivos, pura e simplesmente, não terá grandes consequências. Na maior parte das vezes temos docentes desmotivados na Educação Básica e boa parte do problema está aí. Outra dificuldade encontrada pela educação é a ausência de condições básicas de alimentação de parte da população. Apenas aumentar o número de dias letivos significa o encaminhamento mais barato, basta uma portaria do Ministro.

    Um abraço,

    Garin

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