quarta-feira, 15 de junho de 2011

A CORUJA



Algum tempo atrás ganhei, de uma turma de alunos(as), essa coruja que está na foto, logo acima. Quando recebi o presente não me disseram o que ela simbolizava na ocasião. Como se trata de uma ave de rapina poderia representar a maneira como ‘reprovo’ os meus alunos. Contudo, acho que essa não era a intenção, mesmo porque um aluno(a) necessita se esforçar[1] muito para ‘rodar’ comigo.
Fiquei então com a segunda possibilidade. Como sou professor de Filosofia, entendi que, carinhosamente, eles estavam me homenageando. A coruja é o símbolo da Filosofia e dessa forma me senti lisonjeado.
Há mais de uma interpretação por que é assim. A que mais me encantou foi dada pelo Prof. Paulo Ghiraldelli Jr[2] que relaciona a coruja com Athena, a deusa grega da sabedoria, cujas representações sempre são acompanhadas dessa ave. Mais ainda, como a coruja é uma ave noturna (em latim noctua), ela sempre alça vôo, para trabalhar, após o entardecer. Sua vigilância, que pode contemplar até 360°, não deixa passar nada ao seu olhar atento. Como a sabedoria, o seu trabalho acontece depois dos fatos que permite enxergar onde os outros não viram ainda. Assim como a coruja, a Filosofia é a disciplina que penetra profundamente a realidade para extrair dela aquilo que o senso comum não consegue captar.
É possível que essa associação entre a Filosofia e a coruja tenha se acentuado a partir do comentário de Hegel em sua Filosofia do Direito, quando relaciona a coruja de Minerva (Athena) a esse olhar vigilante noturno, ou seja, após os fatos, com a finalidade de penetrar profundamente a realidade.
De qualquer maneira, a coruja que ganhei dos meus alunos(as) está sempre sobre a mesa de trabalho a me lembrar de duas coisas: é símbolo do carinho que eles(as) me dedicaram a partir de um relacionamento importante de trabalho e reflexão e um alerta para que nunca me deixe levar pelo senso comum, pois por detrás da realidade sempre há outras intenções para às quais devo estar alerta.
Aos meus alunos(as), muito obrigado!

PS: há um vídeo do Prof. Ghiraldelli que ajuda a entender essa relação: http://www.youtube.com/watch?v=nYeiXUagixI

[1] Praticamente não realizar nenhuma proposta de avaliação.

[2] A coruja – símbolo da filosofia. Disponível em: http://ghiraldelli.wordpress.com/filosofia/a-coruja-simbolo-da-filosofia/ acesso em: 14 jun 2011.


2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    linda a materialização do carinho que te tributaram alunas e alunos. A vigilância e a acuidade do mestre foi homenageada pela ave que nos remete a Athena.
    Com admiração pelo teu filosofar,
    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    tenho me emocionado muito com os regalos que os alunos(as) me oferecem. Aqui em casa há uma prateleira repleta desses presentes, normalmente recebidos durante os seminários desenvolvidos nas aulas de Cultura Religiosa e Filosofia.

    Obrigado pelo teu comentário.

    Garin

    ResponderExcluir