quarta-feira, 29 de junho de 2011

NOVENTA DIAS


Preciso compartilhar um blog diferente de todos os postados até aqui. Hoje está fazendo noventa dias que criei este blog e o coloquei online. Acho que devo a vocês que me lêem, um pouco da história dessa iniciativa. Há muito idealizei criar um canal de comunicação que tivesse o perfil da interatividade. Em 2006, até comecei algo experimental. Não consegui ir além do design inicial, ficou parado antes de gatinhar.
Dessa vez foi diferente. No início do semestre, passei a compartilhar o Seminário sobre História e Filosofia da Ciência, no Mestrado de Reabilitação e Inclusão do IPA, com o colega Prof. Attico Chassot, que já ministra esse Seminário há vários semestres. Inspirado na sua experiência e estimulado por ele (meu leitor e comentarista diário), iniciei a minha trajetória.
Desde o nascedouro, o propósito foi compartilhar e refletir sobre idéias e convivências. Trata-se de um blog com perfil literário e tem sido motivo de muita satisfação para mim. Nesses três meses inseri noventa e sete postagens para as quais conto com vinte e dois seguidores públicos e, às dezenove horas e sete minutos de ontem, tinha recebido três mil, trezentos e dezenove acessos. São esses números que me estimulam nessa missão diária de postar alguma coisa que faça sentido (às vezes nem tanto) para que os leitores(as) possam encontras, desde o início da manhã, um texto leve, mas que tenha algum conteúdo. Confesso que a tarefa de postar diariamente não é simples. Por outro lado, é desafiador e confere responsabilidade.
A cada dia que preparo a postagem tento imaginar quem são os meus leitores(as). Dos seguidores públicos, conheço suas fotografias e, de alguns, os perfis. Entretanto, da maioria, apenas carrego um ponto de interrogação. Como busco escrever para todos(as), procuro me esforçar para que as decepções sejam mínimas e, que haja o maior número de satisfações.
No canto superior direito está reservado o espaço para a tradução da página. Logo abaixo, posto uma fotografia que é substituída semanalmente. Sua função é dizer, através de uma imagem, um conteúdo inspirador, uma reflexão, uma mensagem. Na sequência, aparecem os espaços para pesquisa, inscrição de seguidores e a listagem dos arquivos. Na lateral direita coloco o meu perfil, o contador de visualizações, alguns dos livros que estou lendo e a indicação de bibliografia. Outra decisão que tomei foi de ilustrar as postagens com uma fotografia de minha autoria ou retirada de outras publicações. Ocasionalmente posto um vídeo.
Sobretudo, a intenção do blog de hoje é agradecer a todas as pessoas que me acessaram, que leram as postagens, que comentaram os assuntos aqui colocados:
MUITO OBRIGADO!

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    é bom celebrar contigo este blogue tornar-se nonagenário. Tenho orgulho de ter comentado meia grosa deste noventa. Acredito que estamos fazendo uma parceria. Tenho aprendido muito contigo tanto da técnica de se bloguista, mas muito especialmente, com os conteúdos de teu blogue.
    Parabéns ao neo 90tinha.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    por estes noventa dias eu te devo um agradecimento especial. Além dessa parceria de muitos momentos, os teus comentários foram (continuam sendo) um importante apoio para mim nessa empreitada blogar.

    Boa quarta-feira!

    Garin

    ResponderExcluir