domingo, 9 de outubro de 2011

DISTRAÇÕES
ANO 01 – Nº 212
Quase não nos damos conta, mas há eventos e personagens que nos impactam de tal sorte, que cometemos os atos mais bizarros possíveis. Trago hoje mais uma meditação do Pastor Marcelo, meu colega pastor da Igreja Metodista Institucional, do bairro São Geraldo, de Porto Alegre.

“SORVETE DE CASQUINHA”[1]
Em 1990, uma mulher entrou em uma sorveteria de um movimentado shopping em Kansas City para comprar um sorvete de casquinha. Enquanto estava fazendo seu pedido ao atendente, outro cliente entrou na loja. Ela se virou e viu-se face a face com o ator Paul Newman. Ele estava na cidade preparando um de seus filmes. Seus olhos azuis fizeram seus joelhos se dobrarem. Ela pagou pelo sorvete e saiu da loja com o coração palpitando.
Recobrando seu equilíbrio, percebeu que não pegou sua casquinha de sorvete. Ela retornou e, encontrou Paul Newman que estava deixando o local. Ele disse para ela: “Você está procurando sua casquinha de sorvete?”
Incapaz de articular uma só palavra, ela balançou a cabeça dizendo que sim.
“Você a colocou dentro de sua bolsa junto com o troco”, disse Newman.
Quando foi a última vez que a presença de Deus nos fez esquecer tudo o que estava ao nosso redor? Que nos fez esquecer os pratos? Que nos fez esquecer o jogo de futebol? Que nos fez esquecer onde...colocamos nosso sorvete de casquinha?
O que mais tem mexido conosco nos dias de hoje? Que tipo de situação nos leva a perder o controle momentâneo de nossos atos? O que tem virado nossas cabeças, a ponto de esquecermos todo o resto?
Muitas vezes nos deixamos impressionar por coisas que, na verdade, nada têm a nos oferecer e que nada servem para nosso crescimento espiritual.
Deixamo-nos influenciar pelos letreiros luminosos da futilidade e esquecemos que logo se apagarão fazendo com que percebamos o tempo perdido que poderia ser aproveitado com coisas muito mais edificantes.
Troquemos as banalidades deste mundo por momentos com o Senhor Jesus. Se em Sua presença abandonarmos e esquecermos as banalidades que nos rodeiam, certamente nos regozijaremos por termos feito a escolha certa.
Com Jesus no coração, não importa se você esquecer seu sorvete de casquinha!
Pr. Marcelo M. Haygertt

DESTAQUE DO DIA
Os dias que não existem
O calendário gregoriano[2] é o calendário[3] utilizado na maior parte do mundo, e em todos os países ocidentais; porém, existem países que não o aplicam como Israel, Irão, Índia, Bangladesh, Paquistão, Argélia, etc. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário juliano. Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para reformar o calendário juliano e, passados cinco anos de estudos, foi elaborado o calendário gregoriano, que foi sendo implementado lentamente em várias nações. Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582.
Segundo o calendário gregoriano, hoje é 6 de outubro de 2011 (nota: data de sistema). O calendário gregoriano é o que hoje em dia se usa e distingue-se do juliano porque:
Omitiram-se dez dias (de 5 a 14 de Outubro de 1582).
Corrigiu-se a medição do ano solar, estimando-se que este durava 365 dias solares, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, o equivalente a 365,2425 dias solares. Acostumou-se a começar cada ano novo em 1 de Janeiro. Nem todos os anos seculares são bissextos. Para um ano secular ser bissexto tem de ser múltiplo de 400. Deste modo, evita-se a diferença (atraso) de três dias em cada quatrocentos anos existente no calendário juliano.


[1] Informativo da Igreja local – Ano 52, Domingo, 02 de outubro de 2011 – nº 30, p. 1
[2] CALENDÁRIO GREGORIANO. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano. Acesso em 8 out 2011.
[3] Ilustração disponível em http://tattooanubis.blogspot.com/2011_05_01_archive.html. acesso em 8 out 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    neste domingo, além do alerta para não colocarmos o sorvete na bolsa, o tua trazida do calendário gregoriano faz-me lembrar o nosso seminário de Historia e Filosofia da Ciência quando discutimos a supressão dos dez dias, por exemplo, na data do nascimento de Newton,
    Um muito bom dia do Senhor,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    quando a minha pesquisa chegou nessa informação, logo lembrei das nossas aulas. Acho que a Química e seu ensino ainda te faz colocar sorvete na bolsa, sim!

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir