domingo, 16 de outubro de 2011

ENSINO É RESPONSABILIDADE DE QUEM?
ANO 01 – Nº 219

Domingo passado, a colega Rvdª. Mára Aparecida de Freitas publicou uma mensagem pastoral no boletim semanal da Catedral Metropolitana questionando a responsabilidade sobre o ensino das crianças. Seu questionamento se direciona ao escapismo contemporâneo sobre a responsabilidade sobre o ensino. Como argumentos resgata alguns textos bíblicos sobre o assunto e o Art. 3º da Constituição da Igreja Metodista. Transcrevo a seguir, a íntegra da mensagem.

ENSINAR COMO JESUS ENSINOU[1]
Ler Mt. 18.1 a 5
Não é assunto da Igreja! Ou, é responsabilidade só do pai e da mãe!
É triste ouvir, da escola e da Igreja, uma afirmativa como estas, quando se trata sobre educação das crianças. Especialistas de diversas áreas da vida humana reconhecem que a educação de crianças e adolescentes é dever da família (pai e mãe), inicialmente, e que a escola e a Igreja podem e devem colaborar com a família. Concordo com esta ideia.
A Igreja tem o dever, sim, pois “participa da ação de Deus no Seu propósito de salvar o mundo.” (Constituição da Igreja Metodista, Art. 3º). A Igreja não pode ser omissa diante de tantas formas de violência às crianças, bem visíveis aos nossos olhos. É preciso ver com o coração e a razão também.
Jesus ensinava a seus discípulos e discípulas das formas mais diversas e com uma pedagogia que pode ser utilizada pelas pessoas que hoje atendem crianças, seja em casa, na escola ou nas igrejas. Vejamos alguns dos textos que confirmam isto:
1) Jesus tinha pleno conhecimento do que ensinava – ler Lucas 24.27 e Mateus 4.4, 7 e 10.
2) Jesus conhecia bem seus alunos e alunas – vejam em Mt. 13, Lc 15. 8-10 e João 21.
3) Jesus reconhecia qualidades em seus alunos e alunas. Ninguém era excluído – leiam João 1.47 e seguintes.
4) Jesus ensinava de modo simples e claro, para boa compreensão de quem o ouvia - Lucas 5.17-26 e Lucas 13.3.
5) Jesus variava o método, adaptando-se à ocasião e aos ouvintes: vejam o diálogo com a mulher samaritana, as incumbências repassadas aos seus discípulos na ocasião da multiplicação dos pães e peixes, entre outros tantos.
6) Jesus ensinava através de seu próprio modo de vida, modelo real de sabedoria, obediência e ação concreta – João 13.15 e Atos 1.1.
A Escola Dominical é espaço e tempo dedicados à educação e orientação bíblica para todas as idades, muito especialmente para crianças e adolescentes. Neste Dia da Criança, convido a Igreja e as famílias a esta reflexão. A omissão é um grave pecado de responsabilidade.
Que Deus abençoe a todas as crianças de nosso país e de nossa Igreja. As suas também!
Com carinho, sua pastora Revda. Mára Aparecida de Freitas.

DESTAQUE DO DIA
Criação da FAO (66 anos)
Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação[2], fundada em 16 de outubro de 1945. FAO, sigla de Food and Agriculture Organization é uma organização das Nações Unidas cujo objetivo é aumentar a capacidade da comunidade internacional para de forma eficaz e coordenada, promover o suporte adequado e sustentável para a Segurança Alimentar e Nutrição. Para isso, realiza programas de melhoria da eficiência na produção, elaboração, comercialização e distribuição de alimentos e produtos agropecuários de granjas, bosques e pescarias.


[1] FREITAS, Mára Aparecida de. Ensinar como Jesus ensinou. In: Boletim nº 2043. Porto Alegre: Catedral Metodista, 09 de Outubro de 2011.
[2] Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_para_a_Agricultura_e_a_Alimenta%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 15 out 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    o texto da tua colega pastora me remete a algo que pretendo comentar esta semana no meu blogue: O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, está prestes a cometer um pequeno crime contra as crianças da cidade. Ele deve sancionar ainda neste mês o projeto de lei recém-aprovado pela Câmara que prevê a contratação de até 600 professores para darem aulas de religião em escolas municipais.
    Sei que o assunto é polêmico.
    É claro que pais são livres para educar seus filhos na fé de sua preferência, mas isso deveria ser feito no contexto de seus lares e templos. Assim como igrejas não têm o hábito de ensinar física e aritmética em seus cultos, a escola pública não deveria ensinar religião

    attico chassot

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  2. Caro Chassot,

    também concordo contigo sobre o Ensino Religioso em escolas laicas. Quando houver tem que ser uma oferta, mas não uma obrigação. A propósito, John Wesley, no século XVIII, abriu um espaço no templo para ensinar as crianças que não tinham acesso às escolas regulares, normalmente frequentadas pelas elites britânicas. O currículo incluía aritmética, Inglês, conhecimentos gerias (história, geografia, ciências) e orientação religiosa. As aulas eram aos domingos de onde nasceu a Escola Dominical. Os frenquentadores eram os filhos e filhas dos mineiros londrinos, principalmente.

    Obrigado pela teu comentário,

    Um abraço,

    Garin

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