sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FLORES PARA STEVE JOBS
ANO 01 – Nº 210
O mundo acordou nessa quinta-feira com uma ausência marcante para o mundo da tecnologia da informação: a morte de Steve Jobs. Creio não haver dúvidas do que a sua genialidade representou e representa para o mundo contemporâneo, completamente dependente das TIs. Nós, os blogueiros, e todas as pessoas que navegam na internet dependem dessas espetaculares ferramentas de comunicação.
Chama a atenção como as pessoas estão reagindo. Flores, velas, botons, iPods, iPads etc. estão sendo colocados junto às lojas da fabricante desses equipamentos. É preciso entender como isso se processa na vida das pessoas. Essas homenagens não significam culto ao fundador e gênio da informática, mas sinalisa a maneira como cada pessoa trabalha a perda de alguém que se tornou um mito. Steve Jobs não era mais apenas um ser humano, era um símbolo para a sociedade contemporânea de consumo, gostemos ou não dela.
Os mitos não morrem porque são mitos. Essa reação das pessoas está relacionada ao fato de que, de repente, o fundamento do mito desapareceu. É possível que muitas pessoas tenham dificuldade em admitir que isso possa ser verdade e se chocam com o fato de que ele tenha morrido.
Flores, velas etc. são oferendas ao mito que, a partir de agora, tende a crescer. Acontece que ainda estamos mergulhados no mito e, até por isso, não conseguimos identificá-lo como tal. Quando perguntamos às pessoas sobre os mitos contemporâneos elas esboçam um ar de interrogação sem respostas. É isso mesmo, temos dificuldade de identificar a realidade enquanto estamos encharcados dela, mas existimos num universo repleto de mitos.


FÃS DA APPLE USAM FLORES, MAÇÃS E BATOM PARA HOMENAGEAR STEVE JOBS
Pessoas vão a lojas da empresa e comparam Jobs a astros da música[1]
Fãs da Apple e de seu fundador, Steve Jobs, morto nesta quarta-feira (5) aos 56 anos, foram às ruas de várias cidades para homenagear o criador de produtos como os computadores Macintosh, iPod, iPhone e iPad.
[...] Depois do anúncio da morte, um grupo de pessoas se reuniu em frente à loja da Apple na Quinta Avenida, em Nova York, para deixar sua homenagem. Eles deixaram mensagens de agradecimento a Jobs por suas invenções – dentro do estabelecimento, que funciona 24 horas por dia, funcionários continuavam a ajudar os clientes a testar produtos. [...]Flores e mensagens foram deixadas na frente dos portões da sede da Apple em Palo Alto. [...] Nas lojas do Vale do Silício, região da Califórnia (EUA) que abriga algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, também houve homenagens. “Obrigada, Steve”, dizia uma mensagem escrita com batom na vitrine de uma loja na cidade de Santa Mônica.


DESTAQUE DO DIA

Aniversário de Demond Tutu (80 anos)

Desmond Mpilo Tutu[2] nasceu em Klerksdorp a 7 de outubro de 1931. É um bispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid em seu país natal. Desmond é o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo da Cidade do Cabo, sendo também o Primaz da Igreja Anglicana da África Austral entre 1986 e 1996. Apesar de Tutu ter o desejo de se tornar um físico, sua família não tinha como pagar os seus estudos de Física e Tutu resolveu seguir os passos de seu pai. Tutu estudou na Pretoria Bantu Normal College entre 1951 e 1953, quando foi para a Escola Normal de Joahannesburgo. Depois foi para a King's College de Londres onde adquiriu bacharelato em Teologia.



[1] FÃS DA APPLE USAM FLORES, MAÇÃS E BATOM PARA HOMENAGEAR STEVE JOBS. Disponível em http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/fas-da-apple-usam-flores-e-batom-para-homenagear-steve-jobs-20111006.html?question=0 Acesso em 6 out 2011
[2] DESMOND TUTU (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Desmond_Tutu. acesso em 6 out 2011.

2 comentários:

  1. Muito estimado Garin,
    emocionado, me associo as emoçoes pela morte de Steve Job e como teu blogue lhe presta sentida homenagem.
    Quase despedindo de Ponta Grossa, um abraço do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    não tenho dúvidas de que a ausência de Steve Jobs fará muita diferença para as TIs por todo o mundo. Ele representou a indisciplina na informática e foi capaz de romper barreiras e ultrapassar dogmas.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir