domingo, 2 de outubro de 2011

A LISTA DE CRISTO
ANO 01 – Nº 205
Seguidamente recebo pedidos para incluir nomes na minha lista de orações. Às vezes fico meditando com meus botões: logo eu, cuja fé é muito menor do que um grão de mostardas! Sempre incluo as pessoas, já que a oração é um canal privilegiado de diálogo com o Deus. Espero que o meu nome esteja incluído na lista de orações de muitas pessoas. Às vezes alguém me diz, outros, mais discretos não, mas sei que no íntimo de suas vidas têm pessoas orando por mim também.
Entretanto poucas pessoas se perguntam se estão na lista de oração de Cristo? Vamos examinar juntos. Antes dEle enfrentar a cruz, fez uma longa oração.
Começou orando por Ele mesmo. Pediu para que o Pai o glorificasse (Jo 17.1-5). Não se tratava da sua glória, mas da glória do Pai, já que ambos compartilham da mesma vontade.
Depois Jesus pediu pelos seus auxiliares diretos, os discípulos (Jo 17.6-19). Para estes Ele pediu para que o Pai os guardasse em seu nome. Era o pedido para que o ministério que passariam a desenvolver não fracassasse. Guardar aqui tem o sentido de conservar no Caminho que aprenderam. Disso dependeria a continuidade da Igreja.
Finalmente o Cristo orou por nós, seus futuros seguidores (Jo 17.20-21). Ele pediu ao Pai para que os seus futuros discípulos fossem ‘um’. É dessa forma que entendia o crescimento da Igreja. Na medida em que os discípulos conservassem a unidade entre si, semelhante à unidade que sempre houve entre o Ele e Deus, então o mundo haveria de crer na Palavra e o Reino se estabeleceria forte e sempre crescente.
Entre outros aspectos, duas questões nos competem: primeiro, como anda nossa unidade? Em segundo, que os nossos nomes estão incluídos na ‘lista de orações do Cristo’?

DESTAQUE DO DIA
Dia do Habitat
Habitat[1] (do latim, ele habita) é um conceito usado em ecologia que inclui o espaço físico e os fatores abióticos que condicionam um ecossistema e por essa via determinam a distribuição das populações de determinada comunidade. O conceito de habitat é normalmente usado em referência a uma ou mais espécies, no sentido de estabelecer os locais e as condições ambientais onde o estabelecimento de populações desses organismos é viável. Por exemplo, o habitat da truta são os cursos de água bem oxigenados e com baixa salinidade das zonas temperadas. Apesar do habitat[2] ser um elemento da natureza, existem também os habitats artificiais, construídos pelo homem, normalmente para promover o aumento populacional de determinada espécie ou comunidade. Exemplos tão antigos como a história da humanidade incluem os campos de cultivo ou os criadouros de peixes.


[1] HABITAT. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Habitat. Acesso em 30 set 2011.
[2] Ilustração disponível em http://portal.ncdenr.org/web/mf/57. Acesso em 30 set 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    depois de viver tantas experiências de religiosidade e de fé aqui em Salvador, como por exemplo ontem em um terreno candomblé, peço ser incluído em tua lista.
    Um bom domingo, e um abraço soteropolitano

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.atticochassot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    tu sempre estás na minha lista. Podes perceber como sinto quando algum dispositivo ou equipamento não funciona nas tuas viagens. Torço por ti.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir