segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O CÂNCER
ANO 01 – Nº 234
O final do sábado foi marcado por uma notícia que nos causou tristeza, a todos os brasileiros que, nesses últimos anos, acompanharam o governo do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Foi detectado um câncer na laringe.
É uma enfermidade que tem consumido investimentos significativos em sua pesquisa, mas que ainda não existe um método seguro de prevenção. Outro aspecto a considerar é que quase sempre o seu diagnóstico só é possível depois que ele se instala nalguma parte do corpo.
Tenho acompanhado diversos familiares e amigos que já foram vítimas dessa doença. Alguns se foram em consequência dela. Outros conseguiram se restabelecer e ter a sua vida natural reconquistada. Meu pai teve um câncer linfático com setenta e cinco anos. Fez o tratamento e só faleceu aos noventa e dois de outras causas. Minha irmã também foi acometida dessa enfermidade, fez tratamento e cirurgia e já, há quase um ano, sente-se bem e o acompanhamento médico fala de cura.
Os alertas médicos nos dão conta de que vários fatores são importantes no seu enfrentamento, entre eles, a forma como a pessoa a encara. Os que se deixam abater pelo diagnóstico podem favorecer com isso, um progresso mais rápido da enfermidade. Os que a encaram como um desafio, têm mais facilidade de vencê-la. A maneira de enfrentar o câncer está relacionada com a determinação e a força espiritual como cada pessoa se posiciona diante do seu existir. Quando a ameaça parece ser grande, nossas energias se abatem. Quando as motivações e os objetivos se mostram vigorosos, o enfrentar a enfermidade também se mostra mais confiante.
Resta aqui nossas orações e torcidas para que o ex-presidente possa, mais uma vez, se mostrar vigoroso no enfrentamento da doença.
DESTAQUE DO DIA
Reforma Protestante (494 anos)
A Reforma Protestante[1] foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, propondo uma reforma no catolicismo. Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento. O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo. As consequências resultaram numa abertura ampla do pensamento e da ciência do ser humano e o seu principal elemento foi a tradução da Bíblia para a linguagem vernácula.


[1] REFORMA PROTESTANTE (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante. Acesso em 30 out 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    adiro a ti e a teus leitores na torcida para que o ex-Presidente Lula supere o câncer que tão de repente altera sua rotina.
    Como tu, prestei a minha homenagem a Lutero neste 31 de outubro. Ele merece.
    Um bom ocaso de outubro,

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.professorchassot.pro.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    em que pese as críticas que se possa fazer à política do Lula é inegável que marcou fundamentalmente a história do nosso país. Assim como a geração do meu pai reconheceu um avanço significativo na era Vargas, a era Lula será lembrada por esta geração como um líder no país, na América Latina e no mundo.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir