sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PREPARO

ANO 01 – Nº 315

Ontem, Ana e eu fomos ao supermercado. Qualquer pessoa vai dizer ironicamente: que grande novidade! Não é preciso escrever isso num blog, afinal de contas todo o mundo vai ao supermercado. Há quem faça isso todos os dias, sem contar quem mora próximo a um desses estabelecimentos e o faz sua dispensa cotidiana.

Mas essa ida ao supermercado tinha sabor especial: meu filho vai chegar e faz muito tempo que ele não nos visita. Andando entre as gôndolas íamos pensando nas coisas que ele mais aprecia. Queremos que possa encontrar alimentos cujos sabores o faça recordar antigos tempos quando ainda morava conosco.

Esse passeio consumista me transportou para a reflexão sobre como nos preparamos para os eventos do cotidiano. É verdade que, na maioria das vezes, nossa vida é tão corrida que nem dá para a gente se preparar direito para nada. Quando nos damos conta a data já chegou, a hora já estourou e tudo é feito às pressas. Os eventos acontecem, nós participamos deles, mas não conseguimos sentir o sabor que têm e pouca marca deixam em nosso existir.

Recordo um ditado que ouvi diversas vezes da boca da minha mãe: “o apressado come quente!”. Quem come quente sente apenas a queimação e gosto nenhum. Isso vale para os alimentos, mas também é figurativo de todo o processo do existir. Quando tentamos ‘queimar etapas’, até alcançamos os objetivos, mas a chegada é sem graça.

A contemporaneidade está repleta de estímulos com o propósito de apressar a vida. Aqui, alguém oferece um curso que promete preparar a pessoa em pouco tempo. Ali, um outdoor anuncia um produto que tira manchas num piscar de olhos. Acolá, uma propaganda diz que você pode emagrecer sete quilos em poucos dias e por aí afora.

Gostaria de encontra alguém oferecendo coisas importantes do existir cuja característica principal fosse sorver o tempo, sem pressa, sentindo cada segundo. O pior é que quase todo o mundo afirma que deseja isso, mas sempre acrescenta: “isso é impossível, não tenho tempo para tanto!”.

Quando conseguimos nos preparar, o sabor do existir é profundo e o aroma do encontro é inigualável. Assim é possível viver. De outra forma, apenas queimamos etapas.

Votos de uma boa sexta-feira!



DESTAQUE DO DIA

Dia do Farmacêutico

Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários, experts no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmácia, hospital, na indústria, em laboratórios de análises clínicas, cosméticos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras funções e lugares. Peritos no desenvolvimento, produção, manipulação, seleção e dispensação de medicamentos, este profissional, presta o trabalho de assistência farmacêutica e pode assumir responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias, etc. Atuam na pesquisa e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Na área alimentar responsabilizam-se tecnicamente pela análise, interpretação e emissão de laudos. Na antiguidade o farmacêutico elaborava medicamentos a partir de princípios ativos presentes na natureza. Nos tempos modernos, os fármacos em sua maioria, são de origem sintética.[1]

Nossa homenagem aos Farmacêuticos (as) no seu dia!


[1] FARMACÊUTICO. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Farmac%C3%AAutico. Acesso em 20 jan 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    pasme, só hoje na leitura de teu blogue, entendi o significado do dito popular: o apressado come quente.
    Com agradecimentos, um abraço mendocino,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Chassot,

      entre outras delícias que deves encontrar por ai, não esqueças das vinícolas.
      Boa viagem ao paraíso de Baco!

      Um abraço

      Excluir