terça-feira, 14 de junho de 2011

A AIDS

Depois de alguns exercícios na academia de ginástica, resolvi fazer uma caminhada complementar. Não devo descuidar das atividades aeróbicas. Coloquei meus fones de ouvido e sai rua afora. Foi nesse momento que escutei um jornalista falando sobre os trinta anos do diagnóstico da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
Lembrei de toda a trajetória dessa enfermidade e do sofrimento de muitas pessoas que foram infectadas e das que giravam em seu entorno, como familiares, amigos, companheiros etc. No início, aconteceu um processo de segregação dos doentes, cerceando-os da convivência social. Logo que a notícia se espalhou pelo mundo, houve uma verdadeira onda de discriminação contra os portadores desse diagnóstico. Além da discriminação, construiu-se uma barreira de preconceitos que os impedia (e até hoje há casos) de assumir determinados papéis, de se candidatarem a empregos, de freqüentarem rodas sociais e até círculos de antigos amigos. As pessoas passaram a ser alvo de chacotas e até mesmo de colegas meus ouvi piadas discriminatórias tentando ridicularizar os enfermos.
Foram necessários muitos esforços e um trabalho contínuo de esclarecimento para que essa segregação fosse rompida e os portadores da AIDS, aceitos na sociedade, processo esse ainda em andamento, pois o preconceito ainda subsiste.
Infelizmente convivemos com pessoas que, inescrupulosamente se aproveitam da fragilidade dos outros para destilar todo o fel da sua maldade. O incrível é que se utilizam de todos os meios para manifestar a sua intolerância, seja ela religiosa, política, social ou de qualquer outra ordem.
Dou graças a Deus que, a partir de pesquisas científicas e da produção técnica de medicamentos, hoje os portadores de AIDS podem ter uma vida relativamente normal com a utilização de medicamentos específicos. Como se trata de uma síndrome, fica sempre o alerta para que todos os meios sejam empregados a fim de evitar a contaminação de outras pessoas.

_________________________________________________
***************************************************

MESTRADOS NO IPA
Aproveito a oportunidade desse blog para divulgar os mestrados do Centro Universitário Metodista, do IPA, onde trabalho como professor. As inscrições estarão abertas até 30 de junho. Para realizar a inscrição, o(a) candidato(a) deve preencher o Formulário disponível no portal institucional: http://www.metodistadosul.edu.br/mestrado/reabilitacao_inclusao/inscricao.php?curso=ri

2 comentários:

  1. Muito estimado Garin,
    quando li em jornal de hoje minha primeira surpresa: há apenas 30 anos convivemos com a AIDS realidade que dizima, especialmente na Africa.
    É lamentável que há Igrejas sejas intolerantes nas medidas de contracepção e prevenção à AIDS.
    Com admiração
    attico chassot
    PS1: Este comentário teve tentativa de postagem às 6h45min, mas o serviço estava indisponível.
    PS2: Endosso a oportuna divulgação de ‘nossos’ mestrados e torcendo q]para que esta gere alunos e orientandos para nós

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    o que acontece no continente Africano, pelas notícias que tenho, é uma devastação cruel provocada pela AIDS. Boa parte, em função da ignorância de pessoas e pela ação de determinadas religiões.

    Garin

    ResponderExcluir