sábado, 4 de junho de 2011

AS MANCHAS


Recentemente, nosso vizinho mandou pintar a parede de seu prédio que dá para o nosso lado. Como há um jardim, bem junto à parede, solicitei aos pintores que tivessem cuidado. Procurassem não manchar as plantas. Quando chegamos na segunda-feira, qual não foi a nossa decepção ao vermos as mesmas ‘pintadas’ de bege, com a mesma tinta plástica da parede. Com a intenção de deixar a parede bonita, através de uma pintura ‘artificial’, o pintor manchou as plantas do jardim, que possuem uma beleza natural e verdadeira.
Esta situação me levou a refletir sobre certas atitudes que tomamos, descuidadamente. É comum, no afã de encaminhar questões mais sérias e problemas do cotidiano, esquecer os detalhes. Equacionamos uma dificuldade material, mas ‘machucamos’ pessoas que nos rodeiam. Ferimos pessoas mais simples, cuja visão não alcança o conjunto. Com facilidade nos concentramos apenas nos grandes problemas e os transformamos no centro do universo.
Ao realizarmos o nosso trabalho é fundamental olhar ao redor. Precisamos baixar nosso olhar, levantar os olhos, verificar à direita, perceber o que está à esquerda etc. Necessitamos perceber se nosso trabalho não está atingindo inapropriadamente alguma pessoa. A vida de cada um(a) é preciosa demais. Todos devem ter o direito de se expressar com alegria e liberdade e jamais ser sufocadas pela nossa inabilidade. É preciso cuidar para que o nosso laborar e o nosso viver não manche o ‘jardim’ do nosso próximo.



4 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    aqui, a Gelsa e eu, (principalmente ela, que tem expertise em combinações de cores), gostamos da nova cor do Blogue.
    Num sábado lindo como este que despedimos, isto é muito bom.
    Antecipo votos de um bom domingo,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caros Attico e Gelsa,

    muito obrigado pela dica e agora pela a avaliação positiva. Dessa forma vamos aperfeiçoando nossas mídias.

    Bom domingo!

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Professor,

    Sempre acreditei que nada na vida acontece por acaso. Este texto veio em um momento muito especial e me ajudou a entender certos acontecimentos, ou talvez ver com mais clareza determinadas situações.
    Realmente é preciso saber olhar...O cuiado, o entendimento, a delicadeza...
    "A vida de cada um(a) é preciosa demais."

    Lindo texto!

    Um bom início de semana.
    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Prezada Rosana,

    fico feliz que, de alguma forma, aquilo que escrevi no blog tenha te ajudado em determinado momento.

    Por mais que a gente esteja atenta sempre é possível se descuidar e, normalmente, a maior vítima é o humano que habita o ser humano de cada um(a).

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir