segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Boleadeiras
ANO 01 – Nº 318

Às nove horas e cinquenta e sete minutos de sábado meu filho chegou acompanhado da namorada que também se chama Ana. Nosso sábado foi de conversas, descobertas, reencontros, surpresas, alegrias. Quando a gente se vê, depois de um período de afastamento, sempre há coisas para se colocar em dia, coisas que só o contato presencial oportuniza. Mesmo com a facilidade da internet, a proximidade da teleconferência via skype, e-mails, redes sociais etc. apenas esse tête-à-tête consegue superar, de fato, a distância.

À noite fomos jantar em uma churrascaria que tem espetáculo de danças folclóricas nativistas. É a primeira vez que a Ana vem ao Rio Grande do Sul e saboreou a culinária dessa terra que, nós gaúchos, amamos com devoção. Entretanto, o que mais lhe chamou a atenção foi a apresentação de boleadeiras[1]. A maneira como o ritmo dos tambores é coordenado com o som das boleadeiras tocando o tablado reproduzem o barulho dos cascos do cavalo sobre a estrada de chão batido, caminho comum do pampa gaúcho.

A cultura é capaz de nos emocionar e nos força a mente a fugir da reflexão racional e enveredar pelo mundo encantador da poesia. Ao som das boleadeiras não há como não ouvir o tropel dos cavalos campo a fora e o trotar do pingo na serena pampa. Do sabor quente do churrasco brotam as lembranças de campereadas de outrora[2] rebanhando o gado nas frias coxilhas de inverno.

Uma pausa para o rigor acadêmico da filosofia enquanto se escancara a porteira da alma para que a poesia faça seu rodeio no coração gaudério.

Com os votos e uma ótima segunda-feira!
DESTAQUE DO DIA

Discurso Padrão

Compartilho com os leitores(as), um exemplo de discurso padrão que o meu filho Iguatemi me trouxe na mala de garupa. É possível partir de uma linha e avançar por qualquer outra linha da tabela que o ‘falatório’ continuará com lógica e, da mesma forma que muito discurso que a gente escuta por aí, não diz absolutamente nada, mas fala ‘bonito’, intelectual:




























[1] Confira: http://www.youtube.com/watch?v=Gg3TFmgzGB8&feature=related. Acesso em 22 jan 2012.
[2] Confira: http://www.youtube.com/watch?v=AnB5XWIcHlI&feature=fvsr. Acesso em 22 jan 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    o Iguatemi laçou as boleadeiras com precisão no modelo de discursos.
    Obrigado, mas não vou usar.
    Uma boa segunda-feira,
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Chasst,

      tenho certeza de que não usarás por vários motivos: primeiro porque quando discursas é sempre com conteúdo; segundo, porque não necessitarias desses artifícios para fazer uma boa fala.

      Um abraço

      Excluir