terça-feira, 31 de janeiro de 2012

BUSCANDO
ANO 01 – Nº 326

Mesmo que a gente armazene todos os números de telefones na agenda do celular, quando trocamos de aparelho, sempre algum número acaba se perdendo. A gente pensa que estava salvo no chip, mas só havíamos registrado na memória do aparelho. Foi isso que aconteceu com o telefone de um amigo que, por conta das muitas curvas da vida, acabamos perdendo o contato.

O meio contemporâneo de encontrar alguém é procurar na internet. Acontece que esse amigo possui um nome comum. Nas redes sociais ele não tem perfil. As tele-listas online apresentam números que não lhe pertencem mais. Assim, nossa procura de ontem, no que se referia ao objeto, foi infrutífera, mas descobrimos uma foto do seu netinho e apreciamos como ele cresceu.

O ato de procurar se tornou cada vez mais frequente, na atualidade. Procuramos pela internet nas redes sociais, nos blogs, nas listas, no Google etc. Entretanto, embora as ferramentas tenham se atualizado ultimamente, o ato de procurar continua sendo, como antigamente, uma aventura baseada em hipóteses. Partimos de pressupostos, escolhemos um método e lançamos nossas questões como se fossem iscas na ponta de uma linha.

É bem verdade que nem sempre encontramos o que buscamos, ou porque não conseguimos os métodos adequados ou porque o que procuramos simplesmente não existe. Entretanto, como diziam os antigos, quem procura acha! Mesmo que a gente não encontre o que procurava, acaba encontrando alguma coisa significativa. Parece que o equívoco é não procurar, pois quando perdemos a capacidade de ser curiosos, perdemos a melhor parte da nossa vida. Grandes descobertas aconteceram exatamente porque as buscas foram infrutíferas, no que se referia ao objeto da busca, mas revelaram descobertas importantes que não eram parte do objetivo principal.

Procurar, ou pesquisar, faz parte do refletir humano sobre o seu meio e impulsiona o ser humano no desenvolvimento civilizatório.

Com os votos de uma ótima terça-feira!
DESTAQUE DO DIA

Dia da Solidariedade

Conforme o Dicionário Houaiss, a palavra "solidariedade" significa: "cooperação ou assistência moral que se manifesta ou testemunha a alguém, em quaisquer circunstâncias (boas ou más)".

Muitas vezes a solidariedade é confundida com a caridade. Esta é um sentimento de piedade que nos leva a poupar ou proteger um ser humano que padece de algum mal ou está em situação lastimável. Já aquela tem um sentido mais complexo. De acordo com o citado dicionário, é solidário quem manifesta esse sentimento "como intuito de confortar, consolar, oferecer ajuda".

Não se ensina a solidariedade com palavras, pois o sentimento de nascer do íntimo de cada pessoa. Para ser autêntica, tem de partir da vontade real da pessoa de ser útil a seu semelhante e à sociedade.
Desde a Pré-História, o ser humano entendeu a necessidade da solidariedade, sem a qual não poderia viver. Os homens das cavernas caçavam juntos e dividiam as tarefas do cotidiano para garantir a sobrevivência em uma época em que tudo era um grande desafio.

Com o passar do tempo, a população mundial foi crescendo e necessitou de uma nova organização para que pudesse funcionar. Assim, surgiu a figura do Estado, que centralizava o poder de gerenciamento para o bem comum. Essa centralização, porém, aos poucos se tornou obsoleta para a população da terra, e o Estado já não era suficiente para suprir toda essa demanda. Dessa maneira, foram criadas organizações não-governamentais (ONGs) sem fins lucrativos, com a função de ajudar o Estado a cumprir suas metas. A solidariedade patrocinada por essas ONGs tem sido um importante auxílio às pessoas carentes.[1]


[1] DIA DA SOLIDARIEDADE. Disponível em http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=31&Mes=1&DataComID=328. Acesso em 31 jan 2012.

2 comentários:

  1. Meu colega Garin,
    os tempos internéticos parece estão a exigir muma distinção de duas ações verbais que fazes sinônimos. Procurar / pesquisar;
    Sou péssimo no procurar objetos materiais na casa (onde esta a chave, o martelo, aquele aviso bancário etc?). Minha mãe já dizia :”Tu não sabes procurar! Quem procura acha!”
    Penso que sou um bom pesquisador na web. Estou usando o ‘teu blogue de cada dia’ para propor esta diferenciação verbal.
    Uma boa terça-feira
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      está cada vez mais difícil encontrar o que se procura na internet: as informações multiplicam-se muito rapidamente e cada termo pesquisado traz uma infinidade de opções que acaba confundindo.

      Um abraço, Garin

      Excluir