quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

UMA É MELHOR QUE DUAS

ANO 01 – Nº 306

Minha esposa tinha uma consulta de rotina ontem à tarde. Acompanhei-a até ao consultório, pois durante o ano letivo, mesmo desejando, nunca consigo lhe fazer companhia nessas ocasiões. Enquanto ela se consultava com o médico, fiquei observando o trabalho de recepção. A clínica é atendida por duas recepcionistas e o número de pacientes que procuram os médicos, nessa época do ano, é baixo. Infelizmente, ao contrário da competência do médico, o atendimento é caótico. As recepcionistas atrapalham-se mutuamente. Tentando cooperar uma com a outra, ambas fazem um atendimento demorado, confuso e de qualidade duvidosa.

Construímos nossos conceitos sobre a base de que dois é sempre melhor que um. A mensagem do Evangelho nos fala dessa cooperação e o entendimento entre duas pessoas como algo positivo. Se duas pessoas concordarem nalgum pedido a Deus, isso lhe será concedido, segundo a palavra de Cristo (Mt 18.19). A sociedade de consumo, diabolicamente alardeia a supremacia de dois sobre um com suas repetidas ofertas do tipo, “leve dois e pague um!”.

Entretanto, o que observei, ontem à tarde, desconstruía esse conceito quase absoluto. As recepcionistas tinham boa vontade. Uma procurava ajudar a outra em tudo, mas juntas criavam a maior confusão que se pode assistir numa sala de espera de consultório médico. Enquanto recepcionavam uma pessoa, também atendiam ao telefone que tocava. A outra tentava finalizar o atendimento da pessoa que havia chegado, mas como não tivesse acompanhado o início, precisava fazer uma anamnese do procedimento e acabava concluindo que o melhor seria aguardar que a ligação terminasse. Minha esposa, depois de quarenta e cinco minutos de espera, acabou sendo recebida pelo médico antes que o convênio de saúde autorizasse a sua consulta e assim por diante. Pois é, não basta ter boa vontade e querer ajudar, cooperar com os outros. Antes disso é necessário saber como fazer, como se diz na sociedade contemporânea de consumo, ter competência.

Na maioria das vezes, dois é melhor que um. Quando há envolvimento e articulação de saberes, a cooperação é fundamental para a construção de novos conhecimentos. Da ajuda comprometida nascem conhecimentos mais elaborados e de parcerias ajustadas surgem realizações importantes. O trabalho conjunto normalmente conduz a edificações melhores. Entretanto, não basta querer ajudar, querer fazer. Fundamental é saber realizar aquilo a que se propõe, ou pelo menos, estar disposto a aprender para fazer.


DESTAQUE DO DIA

Dia Internacional do Obrigado

"Obrigado" ou "obrigada" foi-me desde cedo ensinada como sendo uma palavra mágica, logo a seguir àquela mítica expressão "se faz favor". Qualquer uma destas muito importante e com um efeito muito benéfico. Conforme vamos crescendo e deixando de acreditar na magia, começamos também a esquecer as palavras / expressões mágicas mais importantes. Esquecemo-nos frequentemente de dizer "obrigada", "se faz favor", "desculpa", "amo-te", "gosto tanto de ti". Estas são as verdadeiras palavras mágicas. Mexem com o coração, provocam sorrisos, alívios na alma.[1]

As palavras de agradecimento possuem propriedades mágicas. Os psicólogos crêem que as palavras de agradecimento soam  como   "carícias verbais",  capazes de acalmar e aquecer com seu calor. O principal é que tais palavras sejam pronunciadas de todo coração.[2]



[1] DIA INTERNACIONAL DO OBRIGADO. Disponível em http://atocadacoelho.blogspot.com/2011/01/dia-internacional-do-obrigado.html. acesso em 11 jan 2012.
[2] DIA INTERNACIONAL DO “OBRIGADO”. Disponível em http://radiomongagua.blogspot.com/2012/01/11012012-quarta-feira-dia-internacional.html. Acesso em 11 jan 2012.

2 comentários:

  1. Caríssimo amigo Garin,
    Obrigado! Primeiro ‘grazie’ por me lembrar-me que hoje é dia de dizer ‘Gracias’.
    ‘Merci’ pelas inúmeras provas de companheirismo desde que estou no Centro Universitário Metodista, do IPA. “Danke’ pelas mais de 3 centenas de lições de vida em cada uma das tuas blogadas.
    Por fim σας ευχαριστώpor chamarmo-nos de amigo
    attico chassot

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  2. Caro Chassot,

    da mesma forma, muito obrigado por acompanhares o meu blog desde o seu nascedouro. Merci beaucoup pela parceria de mais de trezentas edições de postagens.

    Um abraço,

    Garin

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