segunda-feira, 25 de julho de 2011

ALTERANDO A HISTÓRIA


“É fazer tudo o que a gente quer!” foi a resposta que uma aluna deu à questão que levantei, em aula, sobre o que significa sermos ‘sujeitos da nossa história’. Boa parte da turma apoiou a resposta da colega. Alguns alunos, porém, começaram a levantar outras justificativas. Entre os argumentos uma aluna disse: “Bem, a gente pode fazer tudo o que se quer, mas precisamos estar preparados para as conseqüências!”
Quando se é jovem, tudo o que se deseja é sentir-se livre para fazer o que se quer. A idade vai avançando e todos percebem que nem tudo o que se ‘quer’ corresponde a tudo o que se deve fazer. Temos o ‘livre arbítrio’. Com isso podemos construir nosso caminho. Entretanto, o nosso caminhar não pode ‘atropelar’ o caminhar dos outros. O ser humano é um ser social por excelência. Cada atitude nossa é condicionada por limitações e obstáculos. O ato de viver pode ser comparado a um jogo de damas ou de xadrez. Quando mexemos numa peça provocamos reações distintas no companheiro de jogo. Na vida, ao mexermos em nossa história, provocamos reações distintas na história das pessoas com quem convivemos.
Sobretudo, somos desafiados a tomas nossas decisões diárias com um nível bem elevado de responsabilidade. Para tomar um exemplo bíblico, a voz de Deus que ecoa na consciência de Caim, “onde está o teu irmão?”[1] está sempre soando no nosso ouvido. Não podemos sair por aí ‘fazendo o que queremos’, mas fazendo o que devemos entre aquelas coisas que queremos.

DESTAQUES O DIA
Dia da Imigração Alemã (RS)[2]
Dia do colono(a)[3]
Dia do motorista[4]
Dia do escritor(a)[5]
O dia 25 de julho é repleto de comemorações e cada uma com suas adequadas justificativas.

v Sobre a Imigração Alemã, que teve início em 18 de julho de 1824, comentei nessa data.
v Colono, nos estados do sul do Brasil, onde houve programas de  assentamento, se refere ao trabalhador da terra, especialmente em colônias, ou núcleo coloniais. Em outras partes do país tem o significado do trabalhador da terra que faz a sua obra por meação, uma parte de sua produção entregue ao proprietário e a outra fica para si.
v Motorista é trabalhador que se dedica a operar máquinas à combustão, mas também designa condutores(as) de automóveis à combustão ou movimentados por outro tipo de energia (elétrica) contemporaneamente.
v Escritor(a) é o artista da palavra escrita.


[1] Gn 4.9.
[2] Ilustração disponível em http://www.colono.com.br/asp/entrada_historia.asp. acesso em 24 jul 2011.
[3] Ilustração disponível em http://clovisheberle.blogspot.com/2010/03/sim-eu-sou-colono.html. acesso em 24 jul 2011.
[5] Ilustração disponível em http://carpeare.blogspot.com/2010_02_01_archive.html. acesso em 24 jul 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário