domingo, 10 de julho de 2011

O TELEFONE

Um dia desses estava no escritório estudando. De repente, um telefone começou a tocar. Ouvia-o longe. Certifiquei-me de que não era o da Igreja. O aparelho tocou por diversas vezes até que parou. Minutos após, voltou a tocar insistentemente, mas ninguém o atendeu. Era tarde da noite. Somente eu estava no prédio.
Aquele tocar insistente do telefone me fez refletir sobre a nossa atitude diante das solicitações dos outros. Muitas vezes, pessoas que nos rodeiam, necessitam se comunicar conosco. Não me refiro ao telefone. Quero salientar a necessidade que cada um de nós tem, de ser ouvido por alguém. As pessoas esperam ser escutadas pelos mais próximos. Entretanto, nem sempre é isto que acontece. É comum, pessoas que nos rodeiam, desejarem um minuto de nossa atenção. Envolvidos com a nossa própria faina, não percebemos o ‘tocar’ que nos chama.
Diferentemente do telefone, as pessoas tentam nos chamar a atenção de diversas maneiras. Às vezes é pela tristeza do seu olhar. Outras, é pelo ‘reclamar’ de suas dores. Noutras oportunidades é pela maneira como se vestem ou se arrumam.
Assim como ficamos ‘antenados’ para ouvir o telefone, precisamos andar ‘vigilantes’, com nossa sensibilidade atenta, para ‘ouvir’ o ‘alarme’ daqueles que nos rodeiam.
Com certeza, Deus tem uma mensagem através da nossa boca, ou de nossos gestos, para ajudar, orientar ou iluminar o caminho de alguém que está próximo de nós.
Votos de um bom domingo de escuta!


DESTAQUE DO DIA
Nascimento de João Calvino[1]
Joao Calvino nasceu em Noyon, uma comuna francesa encravada no departamento de Oise a cerca de 95km de Paris, em 10 de julho de 1509 e faleceu em Genebra, Suiça, em 27 de maio de 1564. Foi um importante reformador protestante, criador de um movimento conhecida por Calvinismo (com o qual Calvino não concordava). Na juventude Calvino se interessou pelo pensamento de Seneca, filósofo romano do primeiro século, sobre o qual escreveu comentários. Uma das características litúrgicas do Calvinismo era a ministração da Eucaristia apenas quatro vezes no ano. O livro “Catéchisme de l'Église de Genève, c'est-a-dire, le formulaire d'instruire les enfants en la chrétienté”, publicado por Calvino em 1542 demonstrava uma preocupação com a pedagogia religiosa. Queria mudar as mentalidades que possuíam resquícios de superstição, práticas de magia ou de catolicismo. Hoje faz 507 anos do seu nascimento.


[1] Ilustração disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/contra-reforma/joao-calvino.php. acesso em 09 jul 2011.

2 comentários:

  1. Muito querido colega Garin,
    primeiro acerca de telefone, um aviso na porta de uma igreja: “Desligue seu celular, agora, Deus não vai chama-lo por telefone!” Dei-me conta quanto meus conhecimentos acerca de Calvino são poucos. Há mais assunto que passa a me interessar.
    Votos de um domingo abençoado e recorde a seus fieis que na hora do culto Deus provavelmente não vai ligar.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    os reformadores foram muito importantes para o desenvolvimento humano, considerando o contexto no qual viveram. Lembro que debatemos isso em nosso seminário no semestre passado. Acho que a gente até pode aprofundar um pouco isso nesse semestre.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir