quinta-feira, 14 de julho de 2011

DIA DA LIBERDADE



Comemora-se hoje, o Dia Mundial da Liberdade, essa condição que tem se tornado objeto de considerações múltiplas e distintas. Há diferentes maneiras de conceituar ou de ver a liberdade. Para Arthur Schopenhauer, filósofo alemão que viveu entre 1788 e 1860, só podemos ter acesso à liberdade através da representação, pois de fato ela não está ao nosso alcance. Em outras palavras, para ele, a liberdade simplesmente não existe porque somos condicionados e a nossa experiência dela é apreendida como vontade.

Por outro lado, para Jean-Paul Charles Aymard Sartre, filósofo, escritor e crítico francês, que viveu entre 1905 e 1980, a liberdade é uma condição que faz parte do próprio ser da pessoa. Somos livres para determinar o nosso destino conforme as nossas escolhas e, por isso, totalmente responsáveis por tudo o que realizamos e construímos. Para ele, ou o ser humano é totalmente livre ou simplesmente não existe. Nessa visão, não há determinação de nada e tudo é resultado das escolhas que faz. É justamente essa total liberdade que o leva à angústia por descobrir que tudo está em suas mãos. O ser humano está condenado à liberdade.

Com a perspectiva de que é determinado pela própria vontade ou totalmente livre, o ser humano comemora o Dia da Liberdade como um símbolo das conquistas que tem alcançado sobre os diferentes processos de opressão que tentam dominar as populações em diferentes épocas. A conquista da Bastilha, antiga fortaleza da França, transformada em prisão, representa o marco histórico das conquistas humanas, da garantia dos Direitos Humanos em todas as épocas.

Fundamentalmente, do ponto de vista social, político ou dos direitos, todos sabemos que avançamos muito, mas que estamos longe da liberdade desejada, até porque, talvez essa liberdade só exista em nossos sonhos, nas utopias que nos impelem para a luta de cada dia.





DESTAQUE DO DIA

A queda da Bastilha

O dia 14 de julho marca a importante conquista que os franceses fizeram sobre o domínio do rei Luiz XVI. A Bastilha era uma fortaleza que servia de prisão e sua tomada se tornou símbolo da vitória dos republicanos e ícone da República Francesa. Hoje, o quatorze juillet (14 de julho) é feriado nacional na França conhecido como Fête de La Fédération (Festa da Federação). Foi marco influente em toda a Europa chegando a ser notório, inclusive na Rússia. Os acontecimentos dessa data foram fundamentais para a construção do que hoje denominamos Direitos Humanos.



Hino da França: disponível em http://www.youtube.com/watch?v=R_pm9wFJqLQ. Acesso em 13 jul 2011.
Ilustração disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa. acesso em 13 jul 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    bela lembrança do 14 de julho marcado por “liberté, egalité & fraternité’ que também migrou do pavilhão francês para a bandeira farroupilha.
    Uma saudação das imediações do ‘Corner Speaker’ – símbolo do Liberdade no Hyde Park em Londres,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    sinto-me honrado por dedicares o tempo precioso da tua viagem para comentar o meu blog. Imagino a emoção que estás sentido ao estar nas terras da Raínha.

    Um grande abraço,

    Garin

    ResponderExcluir