domingo, 31 de julho de 2011




O BUMERANGUE



ANO 01 – Nº 142




Sobre uma das paredes da minha casa tenho três bumerangues[1], de distintos formatos. Vez por outra, pego um deles para lançá-lo e recuperá-lo no mesmo lugar de onde o lancei. É um brinquedo, melhor, um jogo. Muita gente pensa que lançar bumerangues é uma tarefa simples. Boa parte desconhece que são necessárias diversas condições para que o equipamento retorne exatamente no local de onde é lançado. Em primeiro lugar as condições atmosféricas são determinantes. O vento não deve estar muito intenso, mas é fundamental para que a elipse se complete com perfeição. Outro item a considerar é o ângulo que o lançador deve estabelecer em relação à direção do vento, entre 45° a 60° no máximo, estabelecendo a força de giro e uma linha imaginária à altura dos olhos. O ângulo de inclinação do bumerangue deve variar de acordo com a intensidade do vento: mais fraco, maior inclinação do equipamento; mais forte, menor inclinação. É impressionante descobrir que, uma vez observadas as regras, o equipamento retorna à sua mão. Quando não observamos os elementos adequadamente, o equipamento pode aterrissar muito longe de nós ou mesmo nos atingir com violência.
Sabe que o bumerangue nos ajuda a refletir sobre as nossas ações. Não são muito diferentes da elipse que o equipamento desenvolve. Sempre que realizamos alguma coisa, observando as condições e os princípios éticos adequados, podemos observar como essas coisas retornam bem diante de nós. Quando realizamos alguma coisa com desprezo, com negligência ou com maldade, o resultado é bem outro. É bom pensar sobre isso.

DESTAQUES DO DIA

Morte do filósofo Denis Diderot (227 anos)


Diderot[2]  1713  1784 filósofo e escritor francês. A primeira peça relevante da sua carreira literária é Lettres sur les aveugles a l’usage de ceux qui voient (Cartas sobre os cegos para uso por aqueles que veem), em que sintetiza a evolução do seu pensamento desde o deísmo até ao cepticismo e o materialismo ateu, tal obra culmina em sua prisão. A sua obra prima é a edição da Encyclopédie (1750-1772) onde reportou todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época.


Nascimento de John Searle (79 anos)

John Rogers Searle[3] 1932 é um professor estadunidense da Universidade de Berkeley, na Califórnia, EUA, dedicado inicialmente à lingüística e a filosofia da linguagem, dedicando-se posteriormente e até os dias atuais a Filosofia da mente. Searle se notabilizou ao propor o argumento hipotético do Quarto Chinês, no qual criticava a Inteligência Artificial Forte. O próprio Searle se qualifica como um racionalista biológico, sendo sua obra uma forte crítica a outras correntes da Filosofia da mente, como o funcionalismo.




Desaparecimento de Saint-Exupéry (67 anos)


Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry[4]  1900  – Mar Mediterrâneo, 31 de julho de 1944, escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. As suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para váriasrevistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França. Destaca-se O Pequeno Príncipe (O Principezinho, em Portugal) (1943), livro de grande sucesso de Saint-Exupéry. Foi escrito durante o exílio nos (EUA), quando teria feito visitas ao Recife.

                           “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.




[1] Ilustração disponível em http://loucuramental.com/como-o-bumerangue-volta-para-o-mesmo-lugar/. Acesso em 30 jul 2011.
[2] Ilustração e texto: Denis Diderot. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Denis_Diderot. acesso em 30 jul 2011.
[3] Ilustração e texto: John Searle. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Searle. acesso em 30 jul 2011.
[4] Texto: Antoine Saint-Exupéry. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Saint-Exup%C3%A9ry. Ilustração disponível em http://tecidovivo.blogspot.com/2010/12/antoine-saint-exupery.html. acesso em 30 jul 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    aprendi muito sobre bumerangue, que descnhecia. Obrigado. Foi bom tembém recordar 'O pequeno Principe'
    Um bom domingo torrense, que também é dia de Santo Inacio de Loyola, fundador da 'Companhia' e meu celeste patrono,

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    parabéns pelo dia do teu "celeste patrono"; creio que essas datas servem para retomarmos algumas lembranças/reflexões, às vezes esquecidas pelo cotidiano movimentado.

    Um forte abraço,

    Garin

    ResponderExcluir