domingo, 24 de julho de 2011

DÉBITO/CRÉDITO

Se entrou é débito. Se saiu é crédito.  Muitos de nós ainda lembra daquelas aulas elementares de contabilidade[1]. O professor repetia diversas vezes a mesma fórmula: entrada é igual a débito, saída é igual a crédito. Parece tão fácil, mas quantas vezes a gente errava a escrita e voltava para casa com um ‘zero’ bem redondo.
Pois é, operações de débito e de crédito nos recordam a avaliação. Uma tarefa complicada. Por mais objetiva que seja sempre é possível questionar alguma coisa – métodos, abrangência, limitações, etc. Entretanto, todos nós estamos acostumados a fazer ‘avaliações’ de quase tudo.
Chegou o final do semestre. Esta é a hora apropriada de fazermos a avaliação de nosso desempenho nestes últimos meses. Comecemos pelo item mais difícil. – como nos saímos como seres humanos? Valeu a pena viver esse tempo, considerando não apenas o nosso bem estar, mas principalmente o que representamos para os demais? Será que nossa vida foi significativa para as pessoas que contavam conosco? Será que no meio de toda a ‘loucura’ dos corridos dias contemporâneos, conseguimos investir em nós mesmos, o valor correspondente às nossas demandas? Fomos suficientemente tolerantes nas questões secundárias e expressamos nossa firmeza naquelas questões que, como seres humanos não podemos abrir mão? Conseguimos nos sentir, no decorrer do último semestre, um pouco mais humano do que no anterior? Nossa convivência como os demais representou, no final das contas, um avanço inequívoco?
Muito bem. Vamos colocar toda a escrita nas devidas colunas, somar, subtrair, dividir e multiplicar, e verificar qual foi o saldo. Não nos esqueçamos de considerar os investimentos significativos da misericórdia divina! E então, deu débito ou crédito, no final das contas?
Com isso em mente, estamos aptos a viver o semestre iniciante, cônscios de que nossa contabilidade de vida está em dia.


DESTAQUE DO DIA
Dia da Iluminação Elétrica
Campos dos Goitacases[2] é um município localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Com uma população de 463 535 habitantes (2010), é a maior cidade do interior fluminense e a décima maior do interior do Brasil. É, também, o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área pouco menor que a do Distrito Federal. Em Campos, destacam-se importantes universidades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Foi essa cidade, que em 24 de julho de 1883 recebeu iluminação pública[3], sendo a primeira da América Latina.


[2] Campos de Goytacases. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_dos_Goytacazes. acesso em 23 jul 2011.
[3] Ilustração disponível em http://www.portaldamooca.com.br/hist_mooca18.htm. acesso em 23 jul 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário