quinta-feira, 11 de agosto de 2011



CUIDADO PEZINHO ONDE PISAS!
ANO 01 – Nº 153
Segunda-feira dessa semana, a atmosfera estava encharcada aqui em Porto Alegre. A umidade relativa do ar alcançou cem por cento. Os pisos frios, de cerâmica ou de pedra, pareciam que verter água. Meu colega Attico Chassot chegou a lembrar em seu comentário, que os corredores do IPA lembravam pistas escorregadias[1]. O menor descuido pode levar qualquer pessoa ao chão com graves consequências. Nessas circunstâncias, para não se cair, é fundamental redobrar os cuidados, andar devagar, diminuir o tamanho das passadas, usar um calçado com bom solado e não ter pressa. Não há o que se possa fazer, a umidade está por todo o lado.
Sem dúvida, a experiência de andar num piso assim é metafórica da realidade em certas ocasiões. Por vezes, precisamos andar por um mundo no qual os perigos estão por todo o lado. Não basta ter princípios sólidos, cultivar e preservar valores fundamentais, apreendidos junto com o leite materno. Verdade, justiça, honestidade, respeito etc. acompanham a maioria das pessoas que convive conosco, mas o contexto se apresenta tão degradado que o menor descuido pode nos meter num lamaçal de desvios. Nessas ocasiões é fundamental reagir da mesma forma como fazemos em dias de pisos escorregadios, tomar todos os cuidados, andar sem pressa, examinar bem onde se pisa e escolher o melhor ‘piso’ antes de dar o próximo passo. Assim como o chão molhado, que ora representa um piso brilhoso e bonito, a realidade por onde temos que trilhar pode parecer uma ‘beleza’, contudo, esconde armadilhas para as pessoas mais justas e retas dessa vida. Especialmente, nesses dias conturbados de corrupção infestando aqui e ali, o bom senso me aconselha a andar devagar e desconfiar de qualquer oferta generosa.
Uma boa quinta-feira, cuidado pezinho onde pisa!


DESTAQUES DO DIA
Calendário Maia (5125 anos)
O calendário maia[1] é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala. Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhores documentados e compreendidos. O dia 11 de agosto marca o início da contagem a partir de 3.114 a.C.
Dia do Estudante[2]
Estudante[3]. Por vezes, usa-se o termo aluno como sinônimo de estudante, uma pessoa que se ocupa do estudo, relativas a um aprendizado de qualquer nível. No entanto, o estudo pode ser uma atividade individual, sem recurso a professores. Faz-se distinção, portanto, entre aluno e estudante. A palavra estudante (do verbo estudar) designa o indivíduo que se empenha em algum tipo de estudo, que busca o alimento intelectual por conta própria, sem necessidade de ser "alimentado" na boca, podendo fazer isto de maneira individual ou sem recurso a professores. Segundo a etimologia, o termo aluno significa literalmente “criança de peito”, “lactante” ou “filho adotivo” (do lat. alumnus, alumni, proveniente de alere, que significa “alimentar, sustentar, nutrir, fazer crescer”. Daí o sentido de que aluno é uma espécie de lactente intelectual.
Dia do Advogado (84 anos)
Um advogado[4] é um profissional liberal, bacharel em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado. O advogado é uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo. O dia do Advogado foi criado pelo Decreto Nº 17874A 9 de agosto de 1927 – Federal.


[1] Calendário Maia. (texto e ilustração). Disponívem em http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_maia. Acesso em 9 ago 2011
[2] Ilustração disponível em http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/11-agosto-dia-do-estudante.html. acesso em 9 ago 2011.
[3] Aluno. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Estudante. acesso em 9 ago 2011.
[4] Advogado. (texto e ilustração). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Advogado. acesso em 9 ago 2011.

[1] Ilustração disponível em http://adubando-a-vida.blogspot.com/2009/08/cuidado-piso-escorregadio.html. acesso em 10 ago 2011.

4 comentários:

  1. Concordo com o texto mas ainda acredito que as pessoas de bem são maioria... abraço.
    Matheus Canfield

    ResponderExcluir
  2. Oi Matheus,

    esta é também a minha percepção. Exatamente esta expectativa é que alimenta as nossas esperanças cotidianas.

    Uma boa quinta-feira!

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Garin,
    te li antes de ir à AT, mas ver-me citado fez-me postergar comentário. Agora, mal saído o Bruno que veio ‘treinar’ sua qualificação de amanhã à tarde, te releio. Realmente segunda-feira, com a umidade de 100% os corredores do Centro Universitário Metodista, do IPA (e todos os outros por estas bandas) exigiam cuidados especiais ‘onde se pisava’ para evitar que nos pisássemos. Só agora percebo que uma má pisada pode originar pisados!
    Três comentários laterais:
    1) Os habitantes do que hoje se chama América em tempos pré-colombianos foram geniais. Mesmo que fossem naturalmente geocêntricos tiveram calendários de precisão requintada.
    2) Houve quem dissesse que a etimologia de aluno fosse sem luz, mais isto não prosperou.
    3) 11 de agosto já foi dia em que os restaurante fechavam por precaução, pois advogados e estudantes de direito comia e mandavam ‘pendurar a conta’, dai o ‘dia do pendura. Mas isso parece ser algo do século passado.
    Uma quinta-feira para saudar o sol que baniu a umidade,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,

    percebo que devo dar mais atenção ao estudo das civilizações pre-colombianas. Facilmente a gente vai no embalo dos modismo e deixa de lado o melhor do conhecimento.

    Também estive entusiasmado com o sol de ontem e de hoje, mas os meteorologista estão preconizando a volta das chuvas: dessa vez, espero que estejam errados.

    ResponderExcluir