quarta-feira, 31 de agosto de 2011


OS SABIÁS
ANO 01 – Nº 173
Os madrugadores já perceberam, os sabiás estão cantando. Já me falaram que quem canta são ‘as’ sabiás, ou seja, as fêmeas, para atrair seus parceiros para o acasalamento. O seu assoviar na quietude da manhã rompe com o silêncio e se projeta por distâncias incalculáveis. Uma madrugada dessas havia três desses pássaros sobre a mureta próxima à minha porta. Fiquei encantado observando os seus movimentos. Quem acompanha esse blog já percebeu como as aves me seduzem. É a natureza, aas suas formas mais simples às mais expressivas que tiram no constante laborar para um ‘paraíso’ perdido da infância repleto de imagens e sons que sempre foram assim, inatos.
O canto dos sabiás[1] prenuncia uma leva de novos pássaros que deverão nascer de milhares de ninhos recheados de ovos. Por outro lado, também prenunciam que uma nova estação se aproxima, mesmo que devagar, garantida por Copérnico e Galileu, a primavera. Para quem mora por essas paragens aqui do sul do Brasil quase não acredita mais na sua chegada, mas que virá, isso virá!
O trabalho intenso, a preocupação constante, a multiplicidade de relações físicas e virtuais podem embaralhar nossa percepção mais fina e embotar a sensibilidade para os diversos sinais. Os antigos quase sempre baseavam seu viver nos sinais percebidos. A aurora, o entardecer, o canto dos pássaros, o olhar das pessoas (mais tristes ou mais brilhantes), a intensidade dos ventos, tudo era sintoma de alguma coisa que estava por chegar. Mergulhados em grandes cidades e até em metrópoles, acostumados às previsões técnicas com respaldo ‘científico’, desprezamos a leitura da sensibilidade. Acabamos embrutecidos, um tanto presunçosos do tipo ‘eu sei tudo’. Na maioria das vezes já não percebemos os sinais. Distanciamo-nos do outro e não conseguimos mais ler as ‘mensagens’ enviadas pela natureza e pelas pessoas, sobre seus sentimentos, dores ou alegrias.
Os sabiás continuam a cantar no mês de agosto prenunciando a primavera. Será que ainda conseguimos ouvi-los? As pessoas que nos rodeiam continuarão a nos olhar com brilho nos olhos. Será que ainda percebemos suas vitórias? Os olhares tristes ainda falam de frustrações e dores? Será que ainda os percebemos?

  
DESTAQUE DO DIA
Dia do blog
O Dia do Blog[2] (português brasileiro) ou Dia do Blogue (português europeu) foi estabelecido de maneira informal para o dia 31 de Agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog[3]. Esta data foi escolhida porque seus números 31/08 (sic.) se assemelham com a palavra Blog. Durante esse dia, blogueiros (português brasileiro) ou bloguistas (português europeu) de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Assim seus leitores poderão descobrir novos blogs para serem lidos, divulgado os blogs pela internet.
Blogs interessantes:












[1] Ilustração disponível em http:// http://cascordel.webnode.com.br/dona-sabia-e-o-bicho-da-goiaba/. acesso em 30 ago 2011.
[2] DIA DO BLOG. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Blog. acesso em 30 ago 2011.
[3] Ilustração disponível em http://emiixeamandas.blogspot.com/2011/07/blog-blogger.html. acesso em 30 ago 2011.

4 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    cesse um pouco o canto dos sábias e saudemos o Dia do Blog.
    Este ano me passou sem referir. Em outros 31.08 já fiz comemorações.
    Mais que oportuna tua celebração, obrigado por abrires a lista com o do ‘Mestre Chassot’. Fiquei comovido. Obrigado por destacares outros que não conhecia como o do Claiton e do Adão, nos queridos ex-alunos da filosofia do Centro Universitário Metodista, do IPA, em turma que faz saudades.
    Sucesso ao teu e àqueles que destacas.
    No gostoso blogar nosso de cada dia a admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Professor Garin!
    Lembrei de visitar o teu blog hoje após a aula de Ética, Sociedade e Meio Ambiente!

    Não sabia dessa do dia do Blog, mas adorei a escolha da data pela semelhança com a palavra, é genial!

    Não tenho blog, mas tenho um Flickr, onde publico minhas fotos de coberturas de show (comentei contigo em aula esses dias que era fotógrafa). Deixo o link para, se uma hora tiveres tempo e interesse, visitar:

    www.flickr.com/barbarasudbrack

    Bárbara Sudbrack

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,

    obrigado pelas tuas sempre bem-vindas visitas e comentários ao meu blog. Hoje é o dia para celebrarmos juntos, mesmo que digitalmente, o Dia do Blog.

    Um forte abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  4. Cara Bárbara,

    muito obrigado pela tua visita e comentário ao meu blog. Qualquer hora dessas vou entrar na tua página para ver o que publicas: quero aprender um pouco sobre fotografia jornalística.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir