domingo, 21 de agosto de 2011

O TEMA É A FELICIDADE
ANO 01 – Nº 163
No dia cinco desse mês, recebi um carinhoso e-mail da colega Revdª. Mára Aparecida de Freitas, pastora da Catedral Metodista de Porto Alegre. Ela foi minha colega desde a Escola Dominical da Igreja Metodista de Cachoeira do Sul, ainda adolescentes. Não vou declarar a época para que ninguém fique especulando a nossa idade.
Na década de 1970 fomos colegas no Curso de Teologia realizado no Instituto Teológico João Wesley, do IPA. Posteriormente, fomos colegas no ministério pastoral na Segunda Região da Igreja Metodista, correspondendo ao Estado do Rio Grande do Sul.
No domingo, dia 31 de julho, a colega publicou, no Boletim da sua Catedral, uma meditação sobre a busca da felicidade, que reproduzo a seguir:

VOCÊ QUER SER FELIZ?
Para ler: Mt.5.1-16
É claro que sim! Esta é a resposta mais provável que todas as pessoas darão.
A vida é para ser vivida com felicidade. Mas como construir a tal felicidade? Temos respostas prontas do tipo: ter uma boa família, adquirir todos os bens que puder, ter muitos amigos e amigas, ter um bom emprego. São meios que julgamos nos proporcionarão muita felicidade, até porque certas literaturas “orientam” nesta direção.
No entanto, desde que Jesus viveu entre nós, temos um “código” de felicidade. São as bem aventuranças que o Mestre ensinou no Sermão do Monte, conforme texto acima indicado. Ele apresenta um conceito de felicidade que difere do que as pessoas normalmente entendem. Jesus desmonta toda idéia de que somente coisas materialmente visíveis e palpáveis possam trazer felicidade.
Hoje, com tantas promessas de bênçãos divinas expressas em bens materiais, através de livros de autoajuda e de distorções apresentadas pelos defensores da teologia da prosperidade, precisamos recuperar a compreensão e os ensinamentos trazidos por Jesus, expressos nas bem aventuranças. Ele apresenta as características que formam a felicidade do povo de Deus: saber enfrentar o sofrimento, viver com mansidão, desejo de estar em paz com Deus, vontade de ver a justiça prevalecer, saber perdoar, empenhar-se na construção da paz.
Buscar a verdadeira felicidade, viver a comunhão plena com Deus e com toda a Sua criação! Este deve ser nosso objetivo de vida. Que Sua bênção esteja com você neste propósito.
Fraternal abraço, com carinho,
Revda. Mára Aparecida de Freitas


DESTAQUE DO DIA
Morte de Raul Seixas (28 anos)

Raul Santos Seixas[1] nasceu em Salvador a 28 de junho de 1945 e faleceu em São Paulo a 21 de agosto de 1989. Cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing". Outro grande sucesso foi "Metamorfose Ambulante" [http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48317/]. Seu estilo musical o creditou como "contestador e místico".


[1] Raul Seixas. (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Seixas. acesso em 20 ago 2011.

4 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    quem não responderia sim a pergunta da Revda. Mara Aparecida? Parece que este é um desejo absoluto. Até o vil bandido diria sim. Não vou teologizar ; não minha seara,
    Aproveito algo vem lateral no frio e ensolarada domingo: encanta-me nas igrejas o ministério feminino. Vi ontem e hoje o papa em Madrid na Jornada Mundial da Juventude. Eta igreja machista esta católica romana.
    Falara em pastora, bispa, papisa tem outro sabor.
    Um muito bom domingo.
    Com estima e admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    minha igreja tem muitas imperfeições. Às vezes quase jogo a toalha até porque a conheço 'por dentro', mas uma das qualidades foi o ministério feminino. Quando fiz minha graduação tinha cerca de 10 colegas mulheres fazendo teologia que se tornaram pastoras depois de formadas. É muito rica a contribuição que as mulheres têm dado ao ministério feminino pleno na Igreja Metodista.

    Um forte abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Olá Garin, acabei de ver o teu blog. Li uma porção de textos pois estava bem atrasada nas leituras. Tudo muito legal. Ótimas reflexões. Gostei de tuas palavras a respeito de nossa "antiga" amizade. Bacana, cara. Saudade das coisas boas daquele tempo: inocência, simplicidade, amizades...e de nossos "velhos" também, pois eles também eram muito amigos e se visitavam um ao outro, como ainda acontece bastante no interior.!

    Abração, com muito carinho e amizade

    Mára

    ResponderExcluir
  4. Oi é Mára,

    é muito bom quando a gente têm coisas pelas quais pode sentir saudades.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir