sábado, 6 de agosto de 2011


O SOL

ANO 01 – Nº 148

Quando tomava meu chimarrão acompanhei o nascer do dia. Foi muito bom perceber que do leste aparecia uma faixa clara de céu prenunciando um dia de sol[1]. Tomei o café e fui direto para a academia. Quando peguei o carro no Box percebi como faz diferença um dia de sol.

Foram diversos dias cinzentos, nublados e frios, mas hoje, mesmo enfrentando uma temperatura de 5°C e uma sensação de temperatura bem inferior, a presença da luz e do calor dessa estrela maravilhosa confere aos seres vivos uma dimensão diferente para o existir. O mesmo sol que nos faz fugir para as sombras nos tórridos verões, nos chama para um ‘lagartear’[2] nestes dias de inverno. Não há estufa, nem lareira, nem mesmo condicionador de ar que substitua uma paradinha sob o sol para aquecer-se.

Acho que é possível descobrir uma lição nesse lagartear. Convivemos num meio social no qual, muitas pessoas necessitam do ‘calor’ humano. É claro que todos necessitam, mas há aqueles(as) envolvidos em atividades gélidas na sociedade de consumo que não contam com um ‘sol’ que lhes passe essa forma de calor. 

Vez por outra encontramos pessoas cujo olhar denuncia a frieza humana na qual convive. Perceber isso e estar disponível para ‘aquecer’ humanamente alguém, é um ato de compaixão que pode mudar uma vida. Somos mutuamente responsáveis uns pelos outros. Vivemos em sociedade. Estar disponível não significa impor nossa ajuda, mas representar um ‘sol’ que não impõe, mas que propõe e se oferece generosamente.


  


DESTAQUE DO DIA

Nascimento de Fleming (130 anos)


Alexander Fleming[3]  nasceu em Lochfield, Escócia a 6 de agosto de 1881 e faleceu em  Londres a 11 de março de 1955. Descobridor da proteína antimicrobiana chamada lisozima e doantibiótico penicilina obtido a partir do fungo Penicillium notatum. Aprofundou a pesquisa e constatou que uma cultura líquida de mofo do gênero Penicillium evitava o crescimento dos estafilococos. Publicou os resultados desses estudos no British Journal of Experimental Pathology em 1929, mas não obteve reconhecimento nem recursos financeiros para aperfeiçoar o produto durante os anos seguintes. Fleming[4] não patenteou sua descoberta, pois achava que assim seria mais fácil a difusão de um produto necessário para o tratamento das numerosas infecções que castigavam a população



[1] Ilustração disponível em http://spsoul.blogspot.com/2007_07_01_archive.html acesso em 5 ago 2011.
[2] Aquecer-se ao sol durante o inverno.
[3] Alexander Fleming. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Fleming. acesso em 4 ago 2011
[4] Ilustração disponível em http://www.jsur.org/history/Fleming acesso em 4 de agosto 2011.

2 comentários:

  1. Muito caro colega Garin,
    tua blogada de hoje esta muito a gosto com este sol lindo do primeiro sábado de agosto. Muito oportuna a menção a Fleming poe su imensa contribuição a saúde do Planeta,
    Um bom ensolarado sábado,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    dei-me conta apenas hoje do teu comentário. Obrigado pela tua visita ao meu blogue.

    Um grande abraço,

    Gari

    ResponderExcluir