sábado, 31 de março de 2012

Invasão do espaço - ano 02 - nº 384

INVASÃO DO ESPAÇO
ANO 02 – Nº 384

Uma das preocupações do ser humano é com a preservação do seu espaço. Quase como se fôssemos irracionais, demarcamos milímetro a milímetro o que nos pertence e traçamos divisas com os espaços de outros humanos. Se alguém se imiscuir no território que, segundo nossa mente, estabelecemos como posse, estará se arriscando.

É claro que, com o processo civilizatório no qual estamos inseridos, não deixamos que percebam essa preocupação ‘selvagem’. O que não conseguimos negar é que isso se estabelece, mesmo que não revelemos aos demais, mentalmente consideramos um ‘inimigo’ quem invade o nosso ‘território’.

Isso acontece quando aparece alguém com uma fórmula semelhante àquela que inventamos, à receita que havíamos criado, à interpretação dos fatos que construímos e por aí afora. Muitas vezes tratam-se de invasões sutis, o suficiente para fazer acender um led em nossa mente vigilante.

O certo é que cuidamos da posse de nosso espaço com a mesma preocupação com que os nossos antepassados construíam cercas e muros para que estranhos não entrassem em suas propriedades e ‘roubassem’ os seus animais. Intimamente, não somos lá tão diferentes dos ancestrais de nossa raça humana.

Lembrei-me disso hoje ao ler o texto bíblico recomendado para o sábado que antecede o Domingo de Ramos. Os principais sacerdotes de Jerusalém e o Sinédrio (um conselho jurídico) reuniram-se para examinar o que fazer diante do crescimento da fama de Jesus:

Se o deixarmos assim, todos crerão nele;
depois, virão os romanos e tomarão
não só o nosso lugar,
mas a própria nação. (Jo 11.48)

O conteúdo dessa ‘ata de reunião’ apontava, não para os benefícios que uma nova ideologia poderia representar para o povo, mas para o risco que esse ‘novo’ significava para o seu espaço de poder.

Somos todos assim, as ameaças dos novos tempos, ao invés de nos impulsionarem para a atualização, nos empurram ao combate na defesa conservadora daquilo que para nós representa posse.

Com votos de um ótimo sábado!
DESTAQUE DO DIA

Café Filosófico

Acontece hoje, a primeira edição do Café Filosófico promovido pelo Curso de Licenciatura de Filosofia do IPA, em conjunto com os acadêmicos e ex-alunos do Curso. A atividade se desenvolve na Livraria Nova Roma à rua Gen. Câmara, 394, das 15h às 17h, com entrada franca. É um espaço de debate e reflexão sobre temas de interesse filosófico aberto ao público em geral. Todos(as) são convidados(as):


2 comentários:

  1. Meu caro colega Garin,
    quando os cristãos adentram uma semana cognominada de 'Santa' agradeço que em sua abertura tragas reflexões sobre nosso atávico apossamento.
    Um sábado com um bom 'café filosófico'.
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Chassot,
      a demarcação de espaços, que a princípio parece ser apenas dos 'irracionais' aparece com muita intensidade entre os humanos.
      Obrigado,

      Um abraço.

      Garin

      Excluir