quinta-feira, 29 de março de 2012

Um começo - ano 02 - nº 382

UM COMEÇO
ANO 02 – Nº 382


https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcSCfhFrFg6bODcJP2v75TepXz5ct6romKVKnCCBxkjCrBekWhct

Está fazendo um ano. Na tarde de vinte e nove de março do ano passado fiz a primeira postagem neste blog. Era alguma coisa que eu estava devendo a mim mesmo desde há muito. Recordando a época em que fazia um comentário diário no rádio, senti o desejo de voltar a realizar algo semelhante. Como os tempos mudaram, a internet tornou-se o veículo mais acessível e contemporâneo para quem deseja se expressar.

Esta iniciativa teve um incentivador bastante convincente, Attico Inácio Chassot, que mantém um blogue diário há mais de seis anos[1]. Professor e colega no Seminário sobre História e Filosofia da Ciência, no Centro Universitário Metodista do IPA, o Prof. Attico foi uma inspiração e o encorajador desse blogue. Posso dizer que ele é o padrinho dessa iniciativa. Tenho contado com a honra de receber o seu comentário diariamente. Ao colega, os meus efusivos agradecimentos.

Outras pessoas, cujo acesso é frequente, também me incentivaram muito e dentre elas quero destacar duas como representativas de todas aquelas que me acompanham nessa trajetória: Rejane Almeida, minha ex-aluna e professora de Filosofia, que ajudou a divulgar esse meio de comunicação entre colegas e amigos; Carlos Augusto Normann, professor e colega no IPA, leitor, comentador e divulgador no Facebook das postagens realizadas aqui.

Do lado de cá da tela destaca-se a Ana Maria Marques Garin, minha esposa. Além de incentivadora é também quem ‘aguenta’ o mau humor quando não aparece uma inspiração. Aqui e ali está sempre sugerindo um tema e outro para auxiliar nas postagens.

Mesmo estando recém no começo, foram muitas as dificuldades para manter as postagens diárias. Houve ocasiões em que o único computador ligado à internet não queria funcionar. Incontáveis situações esquecia o tema que havia escolhido, fruto de inspirações tidas enquanto dirigia. Aconteceram dificuldades relacionadas à indisponibilidade temporária do hospedeiro, outras vezes o texto se desformatava e assim por diante, mas enfim, estamos hoje completando um ano.

Mister fazer uma observação a respeito da numeração. Alguns dias contaram com mais de uma postagem, mesmo assim, estou fazendo a correção a partir da presente postagem: esta é a de número 382.

Nessa postagem de festa de aniversário quero manifestar o meu agradecimento a todos os 42 seguidores(as) e aos 22.530 acessos até o momento. Para cada um e cada uma vai aqui o meu abraço de aniversário, pois todos(as) estamos de parabéns.

Com os votos de que continuem me acompanhando por aqui, desejo uma ótima quinta-feira!

DESTAQUE DO DIA

Morte de Charles Wesley (305 anos)

Charles Wesley nasceu em 18 de dezembro de1707 e morreu em 29 de março de 1788. Foi um dos líder do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho John Wesley. Charles é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs.

Assim como seu irmão, ele nasceu em Epworth, Lincolnshire, Inglaterra, onde seu pai era pastor. Ele foi educado na Christ Church College, em Oxford, e formou o grupo "Metodistas de Oxford" entre seus companheiros de escola em 1729. Charles seguiu os passos de seu pai e de seu irmão ordenando-se em 1735 e viajando com John para Geórgia, Estados Unidos, na comitiva do governador James Oglethorpe, retornando um ano depois. Em 1749, Charles casou-se com a jovem Sarah Gwynne, filha de um galês que havia se convertido ao metodismo. Ela acompanhou os dois irmãos em suas jornadas evangelizadoras pela Inglaterra, até que Charles parou de viajar em 1765.

Apesar de serem muito próximos, Charles e seu irmão nem sempre concordavam com as questões relativas à fé. Em particular, Charles opunha-se fortemente à ideia de uma ruptura com a Igreja da Inglaterra, pela qual eles haviam sido ordenados.[2]

Como resultado de suas composições, a Gospel Music Association estado-unidense, em reconhecimento à suas contribuições para a música gospel, incluiu Charles Wesley no Hall da Fama da Música Gospel em 1995.


[1] BLOG DO MESTRE CHASSOT: http://mestrechassot.blogspot.com
[2] CHARLES WESELY. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Wesley. Acesso em 29 mar 2012.

2 comentários:

  1. Muito estimado amigo Garin,
    primeiro quero dizer que me uno a cada uma e cada um de teus leitores que há um ano têm, como eu, o privilégio de cada dia ter uma reflexão densa aqui.
    Em segundo lugar fico orgulhoso de ser tão densamente responsabilizado por te fazeres bloguista. Lamento que as vezes também possa ser catalisador de possíveis amuares por falta de assunto. Peço que dispares os chateações para mim e não para a Ana. Ela não tem culpa.
    Talvez tu e eu tenhamos que repensar isto de ‘a blogada nossa de cada dia’.
    Todavia não é sem razão que te cognomino o Pastor da cotidianidade, que fez da internet seu púlpito e rede mundial de computadores a sua paróquia.
    Talvez o mérito maior de teu evangelizar é não seres sectário. Se não te conhecesse poderia pensar um padre católico, um pastor luterano, um rabino judeu, um ulemá islâmico ou um amauta inca.
    Obrigado por estares aqui há um ano.
    Quando amanhã pela manhã chegar a Frederico Westphalen, vou ler a blogada número um do ano 2.
    Até lá, e tomara que as crises de falta de assunto passem.
    Com renovada admiração
    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Attico,
      fico emocionado com tão expressivas considerações ao meu blogar cotidiano. Tudo que escrevi sobre a inspiração que infundes nessa minha atividade é verdade. Que não seja por obrigação, mas gostaria de continuar contando com a tua presença no meu blog.

      Obrigado e forte abraço,

      Garin

      Excluir