sexta-feira, 16 de março de 2012

Um milímetro - ano 01 - nº 371

UM MILÍMETRO
ANO 01 – Nº 371

Participei ontem da 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social, Etapa Estadual, da qual integrei, desde 2011, o Comitê Organizador, representando o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). Minha participação se deu no eixo IV, Diretrizes para Prevenção e Combate à Corrupção. Foi significativo evento do qual tomaram parte mais de setecentos delegados representando cerca de setenta e cinco por cento da população do Rio Grande do Sul. O evento teve sua abertura oficial pelo Governador do Estado e seguiram-se, conferências e os debates de grupos.

No grupo IV que debatia a Prevenção e Combate à Corrupção, do qual participaram delegados da sociedade civil e representantes do Tribunal de Contas da União, as discussões foram significativas e inflamadas. Havia delegados que se posicionavam sobre alguma proposta com a intensidade de quem estava decidindo sobre a própria existência, considerando mínimos detalhes, milímetro a milímetro.  Das cento e cinquenta propostas que coube ao nosso grupo foram eleitas as dez mais significativas e encaminhadas ao plenário para homologação.

Minha reflexão recai sobre a maturidade política e democrática dos participantes. Os delegados foram eleitos por conferências regionais e municipais. O espaço político de debate de questões envolvendo o controle e a transparência de governantes se alarga com movimentos desse tipo. Alegra-me ver, mais uma vez, que os tempos da minha adolescência, nos quais era necessário esconder-se em cavernas para falar sobre esses assuntos não existe mais, pelo menos por aqui. Foram verdadeiras batalhas que resultaram num processo de educação política e de conquistas democráticas de participação da população.

A Conferência sinaliza a consolidação de espaços importantes para a construção de uma sociedade na qual a sociedade civil consiga realizar o controle das ações de governo, em todos os níveis. Oxalá chegue o dia em que todo o centavo arrecadado pelo gestor público seja empregado para o bem público, inibindo apropriações privadas de recursos da coletividade.

Votos de uma ótima sexta-feira!
DESTAQUE DO DIA

Nascimento de Ohm (223 anos)

Georg Simon Ohm  nasceu em Erlangena 16 de Março de 1789 e morreu em  Munique a 6 de Julho de 1854. Foi um físico e matemático alemão. Em 1825 e 1827 concluiu que a intensidade da corrente elétrica num condutor diminuía com o aumento do comprimento e aumentava com o aumento da seção, o que está relacionado com o que hoje chamamos de resistência do condutor. Desenvolveu a primeira teoria matemática da condução elétrica nos circuitos, baseando-se no estudo da condução do calor de Fourier e fabricando os fios metálicos de diferentes comprimentos e diâmetros usados nos seus estudos da condução elétrica.

Este seu trabalho não recebeu o merecido reconhecimento na sua época, tendo a famosa lei de Ohm permanecido desconhecida até 1841 quando recebeu a medalha Copley da Royal britânica. Até essa data os empregos que teve em Colônia e Nuremberg não eram permanentes, não lhe permitindo manter um nível de vida médio. Em 1826 e 1827, ainda professor de matemática em Colônia, determinou a relação matemática entre o que chamava de "fluxo elétrico" (intensidade da corrente elétrica) num circuito voltaico e a "potência condutora" da pilha, estabelecendo assim a chamada lei de Ohm, ou lei básica da Eletricidade, que relaciona a tensão elétrica, a intensidade de corrente elétrica e a resistência elétrica, concluindo que a intensidade é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência.[1]


[1] GEOR SIMON OHM. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Simon_Ohm. Acesso em 16 mar 2012.

2 comentários:

  1. Meu caro colega Garin,
    muito significativa, por tua competência na área, a delegação que tens em diferentes fóruns.
    O teu evocado hoje — abriste um espaço para a área hard — tem muito em comum com a edição que fiz nesta quarta-feira: Nikola Tesla, pois como Georg Simon Ohm, tem seu nome em uma unidade do SI.
    O ohm (símbolo: Ω) é a unidade de medida da resistência elétrica, padronizada pelo SI (Sistema Internacional de Unidades). Aliás, duas, pois seu nome invertido: Mho é, atualmente, uma unidade alternativa para a condutância elétrica, equivalente a 1 siemens (homenagem a Werner von Siemens).
    Uma boa sexta-feira quaresmal
    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Chassot,
      teu comentário enriqueceu em muito a minha postagem de hoje; confesso que no campo da física sou muito pouco alfabetizado.
      Obrigado. Um abraço.

      Excluir