quarta-feira, 13 de julho de 2011

E A OUTRA METADE?


Como se fosse um quadro, nossa vida se constrói aos poucos. A infância, a meninice, a juventude, a maturidade constituem a primeira parte. Depois vem a parte mais significativa – a ancianidade.
Alguns de nós ficamos preocupados em dar um sentido à terceira idade, também chamada de ‘melhor idade’. Não é necessário. Ela é o complemento de nossas vidas. O sentido é aquele mesmo que já foi delineado desde a nossa infância. Diante da descoberta deste sentido temos que nos posicionar: o aceitamos ou não. É a grande cartada da nossa terceira idade. Aí se estabelece a encruzilhada entre a sabedoria e a insensatez.
Se aceitarmos o sentido que já vinha se delineando em nossas vidas, a terceira idade será a fase para aprofundá-lo. Ele certamente nos levará ao caminho do bom senso, da sabedoria. Do contrário, se ao longo da vida não aprendemos com as experiências, continuaremos tropeçando em todas as pedras, falseando o pé em todos os buracos e nos perdendo nos descaminhos do dia-a-dia. Em síntese, na terceira idade, podemos nos transformar numa árvore frondosa que produz sombra e acolhe os pássaros ou virar espinheiros que secaram, espetando os outros com sua amargura.
Resta-nos analisar como temos construído o nosso existir no decorrer dos anos para antever como será nossa outra metade de vida.
Com os votos de uma ótima quarta-feira!
DESTAQUE DO DIA
Dia mundial do rock
“Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia [...] Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo. Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock”*

O Rock representou uma quebra de paradigma na música.
*Dia Mundial do Rock. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_mundial_do_rock. acesso em: 09 jul 2011
Ilustração disponível em: http://guysheey.blogspot.com/p/rock-in-roll.html. acesso em 09 jul 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Mestre Garin,
    isto de complementaridade ser a parte da vida mais significativa ( a laudada: melhor idade) sempre me parece um eufemismo.
    Concordo que para um 70tinha como sou, o futuro é presente. Mas limitações físicas atrapalham, mas o mais difícil e ter apenas um futuro próximo. Olhar para um neto e dar-se conta que não o veremos como um profissional que ele sonha ser...
    Agradeço as reflexões e desejo para ti e para teus leitores ‘um sonoro e badalado dia do rock’!

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    não tenho como discutir contigo sobre essa questão - és um especialista nesse assunto. Porém, tenho encontrado muita realização nessa segunda metade e percebo que certa disciplina da primeira parte tem se mostrado como resultado positivo agora.

    Boa viagem!

    Garin

    ResponderExcluir