domingo, 17 de julho de 2011

ESSA NÃO



O verão estava quase terminando. Papai e eu fomos ao mato cortar lenha para o inverno. Sempre procurávamos as árvores secas, cujos galhos já pendiam demonstrando que ali não havia mais vida vegetal. De um ano para o outro havia muitas árvores nessas condições. Muitas delas não resistiam o inverno e depois do verão ainda não haviam brotado.

Guri e sem experiência, meti o machado no tronco de uma árvore fina, próxima de um pequeno arroio, orgulhoso por estar participando do trabalho dos adultos. Foi nesse instante que ouvi o grito do pai: “essa não!” Logo em seguida veio a explicação: “não podemos derrubar as árvores novas, especialmente as que estão próximas das sangas[1], elas preservam as nascentes e garante o leito dos rios”. Pronto. Foi o que bastou. Aprendi a lição que me acompanha, passados mais de cinqüenta anos.

Desde então passei a olhar para as árvores e para os rios não mais apenas com elementos da natureza, mas como fator indispensável para a vida. Vida não apenas das florestas e da natureza, mas a vida em todas as suas formas de expressão.

Comemoramos hoje o Dia de Proteção das Florestas. Boa parte das pessoas mora atualmente nas cidades e, por isso, não tem contato com as matas e rios em seus leitos naturais. É compreensível que muitas nem tenham ideia do que significam as árvores e florestas para a vida de cada um(a) de nós. Entretanto, não é necessário convivermos diretamente com o meio natural para entender a profunda necessidade que todos temos de, não apenas refletir sobre o papel das florestas, mas que nossas ações, mesmo nas cidades, são fundamentais para a sua preservação. O simples cuidado com o ambiente urbano tem conseqüências determinantes para as florestas que se encontram do outro lado do planeta. O globo inteiro constitui um sistema integrado de sorte que, o que faço aqui pode se refletir no meio ambiente da China. Não existem ações isoladas, sem consequências para o ecossistema. Sei que é lugar comum, mas sempre é bom retomar: o que fazemos com uma garrafa pet, ou a dispensa de imprimir um texto que logo vamos descartar, pode ajudar a salvar uma parte de floresta. Nossas ações podem ser passageiras, mas as florestas têm milhares de anos. Não basta apenas pensar nisso – é necessário ter atitude responsável!

Não consigo esquecer o grito do meu pai, o suficiente para salvar uma árvore!

                                                                                                                               


DESTAQUE DO DIA

Dia de proteção das florestas

“Uma floresta de formação natural é o habitat de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.”

Florestas. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta. acesso em 16 jul 2011.

Ilustração disponível em http://meioambiente.culturamix.com/natureza/florestas-tropicais. acesso em 16 jul 2011.






[1] Pequenos arroios.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    nestes meses, que a cada madrugada ofereces ‘alimento que tem substância’ a teu leitores, há uma figura recorrente: ele para mim se assemelha a um Francisco de Assis. O Garin do vale do Jacuí, ensinando ecologia quando esta palavra não era moda. Ele sabia que mato de eucalipto não é floresta.
    Obrigado por recordares que hoje é dia das florestas.
    Em tempo: mesmo que pareça que poste este comentário antes das 3h da madrugada, aqui em Londres já é quase 7h e breve saio para a abadia de Westminster.
    Um bom domingo para ti e para teu leitores

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    boa parte da minha infância foi explorando árvores, acabei aprendendo algumas coisas. É possível que sobre gente saiba muito pouco, mas sobre animais, plantas, rios, natureza acabei descobrindo algumas fatias.

    Boa estada em Wesltminster.

    Garin

    ResponderExcluir