quarta-feira, 20 de julho de 2011

O SANDUÍCHE

Um dia desses ia caminhando pela rua quando cruzei por uma moça que andava no sentido contrário, comendo um sanduíche[1]. Pelo ritmo dos passos dava para perceber que estava atrasada. Como era próximo do meio-dia, julguei que se tratava do seu almoço.
Lembro-me, com bastante satisfação, da hora do almoço na minha infância. Era um momento antecedido de um ritual especial. Como morávamos no campo e trabalhávamos na roça, tudo começava com a ‘chamada’. Alguém corria até onde estávamos trabalhando e anunciava ‘é hora do almoço!’. Largávamos as enxadas, passávamos no riacho para um momento de higiene pessoal e depois todos sentávamos ao redor de uma grande mesa. Minha mãe dirigia uma oração de ação de graças pelo alimento e então passava a servir os pratos um por um, a começar pelo prato do meu pai. Tratava-se de um ‘acontecimento’. Após a refeição seguia-se a indispensável sesta.
Quantas vezes, na ‘loucura’ de nossas correrias, acabamos transformando um momento importante de nosso dia num ato corriqueiro e mal ‘vivido’. Parece que sempre estamos com alguma coisa ‘muito importante’ e urgente para fazer. Com muita facilidade esquecemos que ‘viver’ não é a mesma coisa que ‘estar vivo’. As refeições não devem ser ‘engolidas’. Todos os momentos da vida devem ser ‘degustados’. O tempo que Deus nos dá não deve ser atropelado, mas saboreado com prazer.

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. (Mt 6:34)


DESTAQUE O DIA

20 de julho – Dia Internacional do Amigo


O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.”


Dia do amigo. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo. acesso em 19 jul 2011
Ilustração disponível em http://www.blogdaaninha.com/2011/04/dia-do-amigo.html. acesso em 19 jul 2011.




[1] Ilustração disponível em http://www.hotelseichelles.com.br/pop_ups/sanduiches.htm. acesso em 19 jul 2011.


2 comentários:

  1. Meu amigo, e vocativo não podia ser mais próprio para a data: mesmo que aqui em Paris já seja dia 21, um abraço de um leitor diário,
    achssot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chasso,

    um abraço para ti. Obrigado por leres e comentares o meu blog, mesmo entre viagens e visitas a museus e galerias.

    Um abraço, Boa quinta-feira!

    Garin

    ResponderExcluir