segunda-feira, 18 de julho de 2011

PROIBIDO RETORNAR

Quando a gente dirige um veículo necessita estar atento a todos os sinais e placas. Um dia desses dirigia por uma avenida e precisava retornar para chegar ao endereço desejado. Em todos os cruzamentos havia um sinal de ‘proibido retornar’. Para quem está com pressa, este tipo de situação irrita. Mas não adianta. Nas avenidas é assim mesmo.
Depois de encontrar o endereço desejado, comecei a comparar aquela situação com a realidade da nossa vida. Em alguns aspectos nossa existência é como uma grande avenida, na qual é sempre proibido retornar. À medida que sentimos a vida avançar, descobrimos que não há retorno. A única opção que temos é seguir em frente.
Dessa reflexão me veio aquela certeza inquestionável do ser humano: cada momento é único na nossa existência. Quem não consegue alcançar esta convicção e desperdiça o seu tempo em obras que não edificam, joga fora uma ‘fatia’ da vida. É fundamental encontrar a maneira adequada de utilizar (gastar) nossa vida para o crescimento humano, enquanto ser parte da humanidade quanto para o nosso próprio proveito.
É ‘proibido retornar’. Por isso, cada minuto e cada atitude são singulares. Deus nos dá a vida. Nós decidimos o que fazer com ela!


DESTAQUE DO DIA


Chegada dos primeiros alemães ao Rio Grande do Sul (187 anos)



Em 1824 chegam os primeiros colonos alemães ao Rio Grande do Sul, sendo assentados na atual cidade de São Leopoldo. Os alemães chegavam em pequeno número todos os anos, porém eram em número suficiente para se organizar e expandir pela região.


Nos primeiros cinqüenta anos de imigração, foram introduzidos entre 20 e 28 mil alemães ao Rio Grande, a quase totalidade deles destinados à colonização agrícola. Os primeiros colonos vieram de Holstein, Hamburgo, Mecklemburgo e Hannover. Depois, passaram a predominar os oriundos de Hunsrück e do Palatinado. Além desses, vieram da Pomerânia, Vestfália e de Württemberg.

Outras colônias foram criadas na sequência, como Três Forquilhas, Nova Petrópolis, Teutônia, Santa Cruz, São Lourenço, Colônia Santo Ângelo, Colônia de Santa Maria do Mundo Novo, etc.


Ilustração e texto: Imigração alemã no brasil. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_alem%C3%A3_no_Brasil. Acesso em 17 jul 2011.


2 comentários:

  1. Meu caro colega Garin,
    a analogia de nossa vida com as regras de transito é válida em termos. Temos liberdade plena (ou deveríamos ter) logo sempre podemos retornar. Às estamos num ‘não tem mais volta’ resultado de uma escolha ou falha nossa, Até o casamento, que era tido como insolúvel, teve modificações na sociedade civil.
    Acerca do destaque do dia, no próximo dia 25 é feriado em alguns municípios em comemoração do evento que celebras. Também a data é considerada dia do colono ou do agricultor, junto com o dia do Motorista, por ser a celebração de Dia Cristóvão. Tu como egresso da EST fruíste este feriado em São Leopoldo. O dia 25 entre alguns povos tem uma outra grande celebração: Dia de São Tiago. Na Galícia, por exemplo a data é maior celebração popular.
    Já estou imaginando o que vais colocar naquela data como destaque do dia, esta gostosa atração do teu blogue.
    Uma boa semana e o agradecimento pelas reflexões


    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    a irretornabilidade de algumas coisas, na vida, é que transforma numa perigosa e emocionante aventura. Daqui do séc. 21, não creio que tudo possa ter volta, no futuro. Viver, é sempre viver perigosamente... viver, é sempre viver emocionadamente. A descobrirmos isso, damos um passo importante na realização de nosso existir humano.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir