segunda-feira, 4 de julho de 2011

SENTIDO NA VIDA

O Caderno Vida de Zero Hora[1], de sábado passado (2 de jul 2011), trouxe um artigo do Dr. Leandro Minozzo, geriatra e gerontologista, na seção “Palavra de Médico” sobre o sentido na vida. Reproduzo este artigo na postagem de hoje visto que, esse é um tema significativo na atualidade. A cada apuração do IBGE percebemos que a longevidade dos brasileiros e brasileiras está crescendo à medida que o tempo avança.


ENCONTRANDO UM SENTIDO NA VIDA
Dr. Leandro Minozzo
Ao atender pacientes com depressão, no meu caso em especial os idosos, me deparo muito com a queixa do vazio, da vida sem sentido. E o que fazer? Sempre achei complicado encaminhar um senhor octogenário para a psicoterapia mais clássica, em especial a baseada na psicanálise de Freud. Fico imaginando como deve ser a abordagem de questões tipo pai-filho ou mesmo assuntos sexuais tão longínquos. Acredito haver terapias mais adaptáveis à terceira idade, entre elas uma não tão difundida no Brasil: a logoterapia, ou terapia do sentido da vida.

Seu criador, dissidente da psicanálise freudiana, o médico austríaco Viktor Frankl baseou sua teoria na busca constante do homem pelo sentido da vida. Desde a faculdade, Frankl via nessa busca a fonte de equilíbrio e saúde mental. Sua vivência e tragédia familiar durante os campos de concentração reforçaram sua teoria. Segundo ele, o homem pode encontrar sentido na vida por três maneiras: criando um trabalho ou fazendo uma ação, experimentando algo ou encontrando alguém (amor), ou através do sofrimento, encarando-o com a respectiva dignidade.
Algumas pesquisas recentes reforçam a importância do conceito de sentido da vida e seu impacto na saúde de idosos. Em 2009, quatro estudos demonstraram que idosos com maior senso de sentido na vida viveram por mais tempo. O mesmo benefício foi constatado para doenças cardíacas, Alzheimer e depressão. Por sua criação, Frankl recebeu 27 títulos de doutor honoris causa. No Brasil, recebeu tal menção da UFRGS e da PUCRS.

Encontrar um significado para nossa existência e alimentar motivos para estarmos vivos é, sem dúvida, um dos principais pilares para se envelhecer com a saúde em dia.



Considero que a importância da busca do sentido na vida não deve se restringir apenas aos idosos, mas necessita ser encarado por todas as pessoas.

Com votos de uma boa segunda-feira!

4 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    alternar médicos no espaço que era do Moacyr Scliar tem trazido densas reflexões no caderno Vida. A história de Victor Frankl autoriza que este trouxesse contribuições à psicologia, fugindo da ortodoxia.
    Mesmo tardiamente postada a blogada aparece com o horário da pré-programação.
    Com votos de uma cálida fria segunda-feira, como ensinaste ontem.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    ando brigando com o blogger. Agora, às 9h40 verifiquei que a página havia caído novamente. Não há de ser nada, a gente vai conseguir.
    Também tenho achado bastante interessante as reflexões que o caderno Vida pós-Scliar (também gostava dos textos que ele escrevia).

    Boa segunda-feira!

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Importante que o nosso saudoso e amado professor Moacir Scliar, tenha deixado seguidores tão competentes.
    Este texto proporcionou um raro momento de prazer durante a leitura e reflexão da vida.

    Fabiana Vieira
    São Leoplodo RS.

    ResponderExcluir
  4. Cara Fabiana,

    fui vizinho do Dr. Scliar durante cinco anos. A época, acompanhava de casa, o tec tec da máquina de escrever quando produzia seus artigos e livros. Sempre o admirei muito. Concordo contigo, que bom que pessoas competentes estão continuando a tarefa no jornal ZH.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir