segunda-feira, 29 de agosto de 2011


COLAPSO DA ÉTICA
ANO 01 – Nº 171
Não há como não se indignar quando percebemos que a ética é jogada no lixo até em peças publicitárias. O caso descrito a seguir representa um duplo golpe na ética, a meu ver. Por um lado convida os casais a romperem com um compromisso selado de convivência particular, regulado pelo Estado. Ainda que o adultério possa não ser considerado um crime atualmente, é o rompimento de um acordo formal ou informalmente assumido. De outra parte, utilizar um símbolo religioso, caro aos cristãos, para inferir uma subversão teológica: o arrependimento preconizado. Ou estou completamente desatualizado ou boa parte das relações comerciais e sua parafernália marqueteira entendem que para se alcançar os fins, nenhum meio escapa ao descompromisso ético.

Site de relacionamentos extraconjugais
faz propaganda usando o Cristo[1]

O outdoor de um site de relacionamentos, especializado em relações extraconjugais, está provocando polêmica na cidade. A propaganda tem a imagem do Cristo Redentor ao lado dos dizeres: "Tenha um caso agora! Arrependa-se depois". A Arquidiocese encaminhou o assunto para o departamento jurídico e estuda as medidas que tomará.
Arquidiocese encaminhou o assunto para o departamento jurídico e estuda as medidas que tomará
"A Arquidiocese repudia com veemência essa propaganda com uso do Cristo, cujo direito de imagem pertence à Cúria. Ainda mais num anúncio que prega o adultério", afirmou o porta-voz da Arquidiocese, Adionel Carlos da Cunha.
Padre Omar Raposo, pároco do Santuário Cristo Redentor, disse que a propaganda provocou "indignação". "Ficamos todos perplexos. A Igreja defende uma proposta de valorização da família, do equilíbrio. E esse site aposta no contrário, na relativização da família", afirmou.
A propaganda é do site Ohhtel, que promete ser "o melhor lugar no Brasil para ter um caso discreto". A rede social chegou ao País em julho e já tem 210 mil inscritos. "Acreditávamos que o público do Rio seria menos conservador, mas o que ocorreu é que São Paulo tem maior número de inscritos. Apostamos na publicidade no Rio para triplicar o número de perfis na cidade", afirma a vice-presidente do site no Brasil, Laís Ranna.

DESTAQUES DO DIA
Nascimento de Locke (379 anos)
John Locke[2] nasceu em Wringtown a 29 de agosto de 1632 e faleceu em Harlow a 28 de outubro de 1704. Filósofo  e ideólogo do liberalismo inglês, foi considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos. Escreveu o Ensaio acerca do Entendimento Humano, onde desenvolveu sua teoria sobre a origem e a natureza de nossos conhecimentos. Suas ideias ajudaram a derrubar o absolutismo na Inglaterra. Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões.
Nascimento do Aleijadinho (281 anos)
Antônio Francisco Lisboa[3], mais conhecido como Aleijadinho[4], nasceu em Ouro Preto, c. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 e faleceu em Ouro Preto a 18 de novembro de 1814. Importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Pouco se sabe sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. Sua trajetória é reconstituída principalmente através das obras que deixou, embora mesmo neste âmbito sua contribuição seja controversa.


[1] Site de relacionamentos extraconjugais faz propaganda usando o Cristo. Disponível em http://www.paraiba.com.br/2011/08/27/60222-site-de-relacionamentos-extraconjugais-faz-propaganda-usando-o-cristo. acesso em 28 ago 2011.

 [2] JOHN LOCKE (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke. acesso em 28 ago 2011.
[3] ALEIJADINHO (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho. Acesso em 28 ago 2011.
[4] Ilustração disponível em http://www.vidaslusofonas.pt/aleijadinho.htm. Acesso em 28 ago 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro mestre Garin,
    fiquei surpresa com a matéria de hoje. O outdoor estaria bem posto se estivesse em Sodoma ou Gomorra.
    Cumprimentos pelos continuados alertas éticos de teu blogue.
    Um bom dia encharcado por continuado chover

    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    tenho consciência do meu 'moralismo', mas como observaste, trata-se de um tipo de propaganda que choca os de costumes sexuais mais liberais.

    Boa chuva, ou melhor, boa segunda-feira!

    Garin

    ResponderExcluir