sexta-feira, 5 de agosto de 2011


DESLIGADO
ANO 01 – Nº 147
Quarta-feira de manhã tomei os materiais e fui para a minha aula de Ética, Sociedade e Meio Ambiente no Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista, do IPA. Instalei os equipamentos, arrumei os livros sobre a mesa e iniciei a aula conversando com os acadêmicos sobre o tema da ética. Perguntei como eles relacionavam ao tema da ética à música. Estabelecemos um bate papo sobre as interfaces entre ética e moral e questões objetivas, como leis e regulamentações. Quando estava apresentando o Plano de Ensino, inadvertidamente toquei no fio e puf[1], lá se foi a energia do multimídia[2]. Com a tela em branco o jeito foi aguardar que o equipamento se auto configurasse outra vez a fim de dar continuidade à aula.
Pois é, um pedaço de fio ligava o aparelho à tomada de energia. Sem conexão, não importava a toda a atual tecnologia embarcada no equipamento. Cá com os meus botões, fique pensando sobre o significado dessa conexão. A atualidade é propícia às desconexões. Há momentos que perdemos a dimensão que vivemos em sociedade. Nosso existir quase sempre é isolado, solitário, sem ligações que nos ajudem.
Buscamos conhecimento. Procuramos formação e capacitação. Vamos atrás de informações. Cuidamos para estar bem atualizados. Consultamos a internet. Lemos livros, revistas e artigos. Entretanto, sem conexões tudo isso é como um aparelho de multimídia sem energia – não serve para muita coisa.
Recordei, outra vez, que fundamentalmente vivemos numa sociedade de interconexões. Não adianta todo o nosso preparo se não estabelecemos ligações consistentes com outras pessoas. São essas ligações que alimentam nosso ser enquanto humano. Sem conexões não nos reconhecemos como humanos, não passamos de ‘coisas’. É a minha ligação com o outro(a) que me constitui como gente. Somente essa ligação me permite irradiar e receber a energia inerente a todas as pessoas. Para que a vida humana se estabeleça em sua autenticidade é fundamental a ligação eu – tu. Assim como o multimídia só recomeçou a emitir sua luz, assim também somente através de nossas relações humanas conseguimos nos mostrar como humanos e reconhecer no tu, o outro humano.
Sabem que fiquei com uma questão na mente: como está a qualidade da minha conexão com os diversos ‘tu’ com os quais me relaciono diariamente?



DESTAQUES DO DIA
Dia Nacional da Saúde
O Dia Nacional da Saúde[3] é comemorado em 05 de agosto[4], data em que, em 1872, nasceu Oswaldo Gonçalves Cruz, médico brasileiro que atuou como Diretor-Geral de Saúde Pública de 1903 a 1907. Oswaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos e quatro anos depois especializou-se em Bacteriologia no Instituto Pauster de Paris. Ao voltar da Europa engajou-se na luta contra a peste bubônica que assolava o Porto de Santos. Em 1903, o médico foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Durante o tempo em que ocupou este cargo (1903-1907), Oswaldo Cruz combateu rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica, e a varíola. (Lei Nº 5.352, 8/11/1967)

Morte de Engels (116 anos)
Friedrich Engels[5], nasceu em Barmen a 28 de novembro de 1820 e morreu em  Londres a 5 de agosto de 1895. Teórico revolucionário alemão, que junto com Karl Marx, fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Coautor de diversas obras com Marx, sendo a mais conhecida, o Manifesto do Partido Comunista. Nessa afirmava que “a história da humanidade é a história da luta de classes”. Ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador. Escreveu livros de profunda análise social e soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas



[2] Aparelho de projeção que possibilita apresentar dados de outros equipamentos eletrônicos tais como TV, CD player, computador etc.
[3] Dia Nacional da Saúde. Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-nacional-da-saude.php. acesso em 3 ago 2011.
[4] Ilustração disponível em http://blog.opovo.com.br/tempodecorrer/dia-da-saude/. Acesso em 3 ago 2011.
[5] Friedrich Engels (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Engels. acesso em 3 ago 2011.

2 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    hoje chego aqui na minha primeira madrugada em Porto Alegre, depois de mais de três semanas de ausência. Hoje não venho aqui para fugir dos caracteres cirílicos, mas para me abeberar das experiências do cotidiano de meu colega de profissão,
    Obrigado também por nos lembrares o grande Engels, parceiro do sempre recordado Karl Marx.
    Com renovada estima e continuada admiração,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    bem-vindo à Porto Alegre. Certamente chegas com uma bagagem expressiva de imagens, sons, emoções e sabores vividos nesses 23 dias.

    Um forte abraço,

    Garin

    ResponderExcluir