terça-feira, 16 de agosto de 2011



FORMATAÇÃO
ANO 01 – Nº 158

Acordei cedo como sempre faço e a primeira preocupação do dia é escrever o texto para o blog. Liguei o computador e abri o editor de texto. Antes de iniciar a digitação de qualquer ideia, preocupo-me em formatar[1] a página com bastante cuidado. Estilo e tamanho da fonte, estilo e distância entre os parágrafos, cor do texto etc. Percebo que há diversas opções entre as quais posso escolher e há outros elementos que já estão prontos, estão dados pelo editor de texto, sobre os quais não tenho escolha, pelo menos para mim que sou um usuário médio dessa ferramenta. São predeterminações que já vêm embutidas no programa, o default. A direção do texto da esquerda para a direita, a quebra da escrita quando atinge o final da linha, a quebra da página quando atinge o final da última linha etc. Assim, quando escrevo, há coisas que posso escolher e há aquelas que já estão dadas.
A partir dessa constatação, pensei na experiência do existir. Assim como o editor de texto, há condições que já estão dadas pelos contextos sócio-políticos e histórico-culturais, sobre os quais necessito ‘escrever’ minha história de vida. O perfil sócio-econômico da família na qual nasci, o grau de instrução dos meus pais, o sistema educacional, a história de vida da minha família, o meio social e assim por diante. São elementos aos quais necessito me ‘conformar’, pelo menos de início, até compreender mais profundamente como funciona esse ‘programa’ chamado existir.
Levando em conta toda essa moldura na qual fui gerado e educado, tenho a liberdade de construir a minha história pessoal a partir das escolhas que faço. Um exemplo: a maior dedicação aos estudos pode render à pessoa alguns pontos no momento de enfrentar desafios mais difíceis. Mais tempo junto com os amiguinhos de infância brincando, ou o exagero diante da TV, a distração frente ao computador ou aos games, podem retirar horas preciosas do aprendizado formal. O tipo de investimento que a pessoa faz nessa ou naquela particularidade terá as consequências correspondentes.
Uma criança não deve passar sua infância sem as brincadeiras com seus amiguinhos e nem sem os brinquedos que lhe fertilizam a imaginação. É através dessas coisas que o aprendizado também se constrói. O exagero nessas particularidades é que podem ser prejudiciais, quitando o tempo necessário aos estudos formais.
É claro que fiquei circunscrito a um exemplo da infância. Toda a existência da pessoa é condicionada pelos elementos que estão postos e por alquilo que ela tem possibilidade de escolher. Em todas as idades é possível fazer investimentos maiores na diversão e no lazer e menores em outras atividades produtivas, ou vice versa. A decisão é sempre pessoal e as consequências são resultados dessas escolhas, considerando os contextos. A formatação que a pessoa atribui ao seu existir determinará o perfil da história que construirá para si. O fundamental é que esse ‘texto’ seja de auto-realização.



DESTAQUE DO DIA
Dia do Filósofo

Filosofia[2] (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais - como Tales[3], Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras - empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses). Muitas das questões levantadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.



[1] Ilustração disponível em http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jorgeasantos/informaticaconcursos026.asp. acesso em 15 ago 2011.
[2] Filosofia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia acesso em 15 ago 2011.
[3] Ilustração disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tales-de-mileto/tales-de-mileto-1.php. acesso em 15 ago 2011.

4 comentários:

  1. Meu caro filósofo Garin,
    neste teu dia, o agradecimento por a cada madrugada nos brindares com filosofares. Formatar / conformar. Recordo da expressão de antanho: “Ele é sujeito conformado” Somos formatados, mas não nos conformamos. Nossos rebeldias sáo as saídas do default.
    Uma boa terça-feira e parabéns pelo dia do filósofo,

    attico chassot

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  2. Caro Chassot,
    conseguimos avançar humanamente na mesma medida que temos capacidade de romper com o default. Claro, não é simples, mas são caminhos que a gente consegue construir - com bastante luta.

    Um abraço,

    Garin

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  3. Para ajudar a blogar (talves até o senhor já conheça este recurso)...pode-se utlizar o Windows Live Writer (pode-se fazer o download na internet mesmo só digitar no google) este aplicativo é um dos recursos para postagens em blog. Eu mesmo utiliza e é muito bom. Ele funciona como um Word, só que inves de ve digitar tudo no word copiar e colar no blog. Voce vincula o blog ao Windows live writter e faz as suas postagens diretamente de lá. Pode -se inserir imagens, videos, editar...é muito prático...basta fazer o download, abrir programa digitar o nome de seu blog e senha de acesso ao blog e pronto, já pode fazer os post diretamente dele!....Caso ainda não conheça tenho certeza que irás gostar!

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  4. Cara Janice,
    muito obrigado pela dica, não a conhecia. Vou procurar para facilitar minhas postagens.

    Um abraço,

    Garin

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