sábado, 27 de agosto de 2011


IDENTIDADE
ANO 01 – Nº 169
Fui representar o Centro Universitário Metodista, do IPA, numa reunião externa com outros representantes de universidades. Ao chegar à reunião nos apresentamos mutuamente, como de hábito. Para cada pessoa que me apresentava recebia um cartão de visitas. Precisei me explicar diversas vezes justificando que meus cartões haviam acabado e ainda não tive oportunidade de fazer novos. Aquela situação constrangedora me levou à gráfica em busca dos cartões. No momento de fazer o layout, o rapaz perguntou: faço igual ou o senhor quer trocar algum detalhe? Claro, mudei de função, precisava fazer modificações e essa situação me fez questionar: o que devo colocar no meu cartão de visitas? Através de qual identidade quero me apresentar?
Por vezes brinco com as pessoas que me perguntam sobre quem sou. A resposta que dou é outra pergunta: você quer a versão completa, a resumida ou apenas a lacônica? Dependendo do humor de quem pergunta, a resposta vem no mesmo tom: a completa! Nesse caso digo: então vamos sentar!
Quase não reparamos nessas coisas, mas sempre nos apresentamos com a versão lacônica. Dizemos o nome como se ele dissesse tudo sobre quem somos. Mostramos a cédula de identidade como se ela compreendesse tudo de nós. Mesmo que alguém se dispusesse a ouvir a versão mais longa, ela não seria toda a nossa identidade. O que apresentamos a um desconhecido, ou mesmo a um companheiro eventual de reuniões, nunca é o ‘tudo’ de nós. Por questão de segurança da personalidade, omitimos elementos que poderia dar ao outro, possibilidades de acessar nossas fragilidades. Mostramos a ‘vitrine’, omitimos as fraquezas, mesmo aquelas de que temos conhecimento. Ficam de fora as percepções que os ‘outros’ possuem a nosso respeito. Não revelamos nossa intimidade que também constitui parte significativa da identidade. Enfim, apresentamos muito pouco daquele resumo que nos identifica. A ‘identidade’ deve ser constituída de elementos que nos distingue dos demais e de outros comuns à nossa árvore genealógica, como sobrenomes, nome dos pais, dos avós por exemplo.
Sabem que acabei com uma dúvida na mente: quem sou eu?

  
DESTAQUES DO DIA
Nascimento de Confúcio (2.490 anos)
Confúcio[1] (em chinês: 孔子, pinyin: nasceu em Kǒngzǐ; Tsou a 551 a.C. e faleceu em Qufu a 479 a.C. Confúcio é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse ou Kung-Fu-Tzu (chinês: 孔夫子; pinyin: Kǒng Fūzǐ, literalmente "Mestre Kong"). Figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei.
Nascimento de Hegel (241 anos)
Georg Wilhelm Friedrich Hegel[2] nasceu em Estugarda a 27 de agosto de 1770 e faleceu em Berlim a 14 de novembro de 1831.Filósofo alemão, recebeu sua formação no Tübinger Stift (seminário da Igreja Protestante em Württemberg). Era fascinado pelas obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como pela Revolução Francesa. Muitos consideram que Hegel representa o ápice do idealismo alemão do século XIX, que teve impacto profundo no materialismo histórico de Karl Marx.
Falecimento de Dom Helder Câmara (12 anos)
Dom Hélder Pessoa Câmara OFS[3] nasceu em Fortaleza a 7 de fevereiro de 1909 e faleceu em Recife a 27 de agosto de 1999. Bispo da Igreja Católica Apostólica Romana, arcebispo emérito de Olinda e Recife, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Entretanto, foi acusado por seus opositores de ser conivente com o marxismo, ideologia considerada, em geral, pela hierarquia católica, como sendo contrária aos princípios cristãos.

Dia do Psicólogo (a)
Psicologia[4] (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo"). “Ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.
Nossa homenagem aos Psicólogos e Psicólogas no seu dia.


[1] Confúcio (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio. Acesso em 26 ago 2011.
[2] Georg Wilhelm Friedrich Hegel (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Wilhelm_Friedrich_Hegel. acesso em 26 ago 2011.
[3] Hélder Câmara (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lder_Pessoa_C%C3%A2mara. Acesso em 26 ago 2011.
[4] Psicologia (ilustração e texto). Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Psic%C3%B3logo. Acesso em 26 ago 2011.

4 comentários:

  1. Meu caro Garin,
    estou pela primeira vez no ABC. Estou na histórica São Bernardo do Campo, no 14º (e último) andar do Hotel Pampa. Sei que já evangelizaste por estas bordas da serra do Mar. Vi, com orgulho a Metodista pujante vizinha da Mercedes.
    Deixo de lado a ‘identidade’ pois devo ser dos primeiros a ganhar o cartão no qual Reitor foi substituído por pesquisador.
    Um bom sábado, mas antes uma boa noite,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    estás no mesmo hotel onde me hospedei por três vezes em 2010 em diferentes viagens institucionais à S. Bernardo. Bem aí, perto do paço municipal, trabalhei como assistente social no Pronto Socorro Central: fazia o plantão noturno em 1975.

    Bom retorno,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Great article. I аm еxpeгiеnсing
    a fеw of thеѕe issuеs аs well.
    .

    Alsо vіsit my web ρagе ... core exercise equipment

    ResponderExcluir
  4. I truly love yοur blοg.. Excellent cоlors
    & theme. Did you develоp this ѕіte уourself?
    Plеase reρly bаcκ as I’m lοokіng to creаtе
    mу own blog аnd want to leaгn wheге you
    got this from οr ехactly
    what the theme is callеd. Тhanks!


    my homepage: organic potting soil

    ResponderExcluir